Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pequenos produtores devolvem mais de 5 t. de embalagens vazias de agrotóxicos

Edição nº 1472 - 03 de Julho 2015

Mais uma ação de parceiros para a preservação da natureza foi realizada em Sacramento: o recolhimento de 5.296 kg, o equivalente a aproximadamente 11 mil embalagens de agrotóxicos  vazias, utilizadas por pequenos produtores rurais. Cada produtor poderia trazer até o posto de recepção, instalado no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, até quatro bags de embalagens, atendendo alguns procedimentos.

“- Antes da entrega, é obrigação do usuário de agrotóxicos proceder a tríplice lavagem das embalagens rígidas que contenham formulações miscíveis ou dispersíveis em água, cuja água pode ser aproveitada nas plantas. Assim que termina a lavagem, eles devem inutilizar as embalagens para que não sejam reutilizadas, isto porque as embalagens porque a sua reutilização pode levar à contaminação de animais e até do ser humano”, adverte, acrescentando que o trabalho uniu vários parceiros.

O êxito dessa coleta, se deve, segundo Letícia ao trabalho da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – InpEV,  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e empresas locais que patrocinaram a ação.

Informa Letícia que durante o recolhimento, à medida que as embalagens vão chegando, é feita a triagem, separação por tipo de material e tamanho e, em seguida os caminhões vão levando para a central do InpEV na região, em Uberaba.

Os produtores que tinham mais de quatro bags de embalagens devem fazer a entrega em Uberaba. “O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – InpEV, faz a coleta itinerante, apenas para o pequeno produtor, que geralmente reúne até  quatro bags ou 300 embalagens, com a coleta itinerante eles não precisam levar as embalagens à Central, o que gera economia. Já os demais, médios e grandes produtores que reúnem mais de quatro bags fazem a entrega direta na Central, da Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento em  Uberaba”.