Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Semana do Meio Ambiente: a natureza agradece

Edição n° 1313 - 08 Junho 2012

Com o lema, “Preservar o meio ambiente é uma conquista de todos', a  Prefeitura de Sacramento, através do Departamento de Meio Ambiente, realizou entre os dias 4 a 6, uma série de atividades, visando à educação ambiental. Na segunda-feira, 4, panfletagem sobre a coleta seletiva, distribuição de sacolas biodegradáveis e  eco bags no centro da cidade; terça-feira, dia 5, Dia Mundial  do Meio Ambiente,  limpeza das margens do Ribeirão Borá, no perímetro urbano, com a participação dos alunos do Educandário Eurípedes Barsanulfo e Escolinh a Tio  Tofe (Apae). Na quara-feira, 6, plantio de mudas no novo residencial Eurípedes Barsanulfo, localizado entre o Cajuru e Cohab. 

O biólogo Marinho Severino Segundo, Gestor de Meio Ambiente da Prefeitura,  que acompanhava professores e alunos do Educandário Eurípedes Barsamulfo nas margens do córrego na Cohab, ressalta que, “a educação ambiental é o melhor caminho para um ambiente melhor.  Mesmo sendo três dias, em função do feriado, será uma semana de resultados, afirma.

Acompanhando os alunos na cata do lixo, Marinho ressaltou o fato da natureza ter recuperado toda a mata ciliar do ribeirão Borá, depois que foi cercada. “Essa área de preservação permanente estava muito degradada, foi cercada e a natureza ganhou vida. Estamos sempre trabalhando aqui para manter o local livre de entulhos. Trabalhando com as crianças hoje vamos ter no futuro uma população com consciência ecológica”, frisou.

O Sargento Denilson Caldeira, comandante do PMMA de Sacramento, que também ajudava na limpeza ressaltou a importância do evento. “Nosso objetivo é que  as pessoas vendo a ação dessas crianças, elas se conscientizem, refletem na hora de jogar o lixo, entulhos em locais como este”, diz.

Falando sobre o crescimento da vegetação no local, Caldeira reconhece a força da natureza. “O homem fala muito e a natureza age. Quando se isola uma área como esta aqui, com um pouco de cuidado, a natureza faz a sua parte, ela age por si só e se regenera”. 

Acompanhando os alunos da Escolinha Tio Tofe, a Orientadora Ambiental da Prefeitura, Andreza Jerônimo Scalon, antevê uma geração futura mais consciente em relação aos problemas ambientais.

“- Temos que fazer essa conscientização com as crianças com vistas no futuro, porque o adulto sabe dessa necessidade, mas falta consciência. Além disso, essa conscientização tem continuidade nas escolas”, disse.

A EE Afonso Pena Jr. participou, com alunos e professores, de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes alusivas à preservação do meio ambiente no planeta. 

 

Aula  de ecologia

 

 

Os estudantes e professores que ajudaram da limpeza nas margens do Borá receberam sacos plásticos e luvas e mostraram empenho na aula ao ar livre. Para a professora Rosa Maria Santana, do Educandário Eurípedes Barsanulfo, ações como essa estimulam as crianças a participar, a zelar. “São ações de exemplo e que fazem parte da pedagogia da nossa escola, que é a valorização do ambiente onde vivem, seja a escola, a casa, o bairro”, afirma.

A aluna Laíssa Cecília de Almeida Martins, 10,  avalia como muito importante a ação. “Temos que tirar a sujeira, porque nós é que a  colocamos na natureza, então tempos que limpar para preservar o lugar”.  Já o Luciano Felix de Rezende, 10, diz  o seguinte: “Fazemos isso para ter um mundo mais limpo, senão quando crescermos terá só lixo”. O Paulo Henrique Santos Araujo, 12, também destaca: “Estamos limpando o ambiente é só um pedaço, mas não importa, estamos limpando...”

Para o apaeano Igor Henrique de Melo,  15, a ação é muito boa. “Limpa a natureza”, diz, e  Vitor Souza, 13, emenda: “Estou ajudando a natureza”. Richard Gabriel, 12,  Bruno Mateus, 13, Idenilson Roberto, 16 e a Amanda Ramos, 14, estavam felizes  com a ação. “Achamos bom catar este lixo que as pessoas jogam. Estou protegendo a natureza”, dizem ao lado da professora, Roseli Silva Barbosa. Uma observação dos alunos e da professora é que, quanto mais próximo de residências , mais lixo há. “Onde não  há casas não há lixo, mas geralmente onde tem casas, há lixo na área verde em frente”.