Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

Dr. Ivan Cordeiro 

Se dependesse do dentista Ivan Cunha Cordeiro, ele continuaria, por amor, exercendo sua profissão. Mas, diante da compulsoriedade da lei, no dia de seu aniversário, 7 de outubro, ao completar 78 anos, o professor aposentado e dentista ainda atuante, definitivamente se aposenta de um trabalho que começou no longínquo 1962, quando recebe a colação de grau em Odontologia pela antiga Fiube, hoje Universidade de Uberaba (Uniube). 

 Desde então, abraça com esmero e competência a profissão, primeiro em consultório particular, depois atendendo em escolas públicas e, por fim, como detentor de um cargo público, através de concurso realizado em 1997, no primeiro ano do governo Biro, para atuar no Programa Saúde da Família (PSF). Concomitante ao exercício da odontologia, Ivan Cordeiro foi um dedicado e assíduo professor de Ciências e Biologia, na rede pública estadual, em especial na EE Cel. José Afonso de Almeida, onde se aposentou. 

 No dia de seu aniversário, Ivan recebeu o carinho da esposa Shelma Scalon Cordeiro, dos filhos, Ivanzinho (Farmacêutico), Bruno (Advogado), Mirna e Raphael (Odontólogos) e de amigos mais chegados. Uma homenagem que se traduziu em palavras do filho ex-prefeito:

“- Como homenagem podemos dizer que se trata de um homem honesto, honrado, de uma retidão ímpar que, não só eticamente exerceu sua profissão, mas com honradez também foi exemplo de bom filho, marido dedicado, pai extremoso e exemplo também de cidadão. Dentro dos padrões nos deixa um legado de vida a ser seguido, embora tenha ainda muita vitalidade pela frente para convivermos e termos a alegria de desfrutarmos bons momentos com ele”.

Ivan Cordeiro vai ser homenageado pela Faculdade de Odontologia de Pitágoras, em Uberlândia, onde sua filha Mirna trabalha como doutora e coordenadora de curso, como convidado para fazer a aula inaugural no Dia do Dentista, na abertura da Semana do Dentista, tradicional evento daquela faculdade. 

Em Sacramento, Dr. Ivan foi alvo de outras homenagens. Pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia, subseção de Sacramento e Câmara Municipal recebeu dessas instituições um Cartão de Prata, quando completou 50 anos de exercício da Odontologia.  E foi ainda condecorado pelo poder Executivo com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, quando da inauguração da UBS Ari Bonatti, seu grande amigo, outorgada pelo então prefeito, seu filho, Bruno Scalon Cordeiro. 

 

MARCELINO

O bancário aposentado, Marcelino Henrique, incansável voluntário de várias instituições filantrópicas da cidade, foi homenageado pela Casa do Menor Rosa da Matta, pelos relevantes serviços prestados àquela instituição por 30 anos. Durante mais uma festividade pela comemoração dos 40 anos da casa, realizada na noite de sábado último 7, no Pacheco's Buffet, a presidenta da casa, Ana Paulo Souza Rezende, entregou a Marcelino um Cartão de Prata com os dizeres: "Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se!"

A Casa do Menor Rosa da Mata     confere a presente homenagem a Marcelino Henrique,.   pelos brilhantes e honrosos serviços prestados à instituição.    

" A bondade é a fina flor dos corações nobres." (Irmã Francisca Pia). 

 

AOS 100 ANOS, A ANIMAÇÃO DE DA. POLDA

Dona Leopoldina Bonetti, mais conhecida como Polda, foi uma das mais longevas devotas de Nossa Senhora Aparecida a comemorá-la nesse dia 12. Polda completará 101 anos, no dia 10 de dezembro e foi pela primeira vez às margens do rio, com a ajuda do filho José e a nora Sirley. “Ela pediu pra vir, insistiu tanto que a trouxemos”,  revela a nora e Polda completa: “Bati o pé e graças a Deus estou aqui”.  E ficou firme nas margens do rio até a chegada da imagem. Seguiu depois para a missa, rezou, cantou e  ganhou palmas de todos os presentes voltou para casa  na mais pura felicidade.

 

FESTA DE N. S. DO ROSÁRIO

De 28/set a 6/out, os devotos de Na. Sra. do Rosário festejaram em sua igreja o seu dia, com novena, coroações, procissão e missas festivas celebradas pelos padres, Jaime, Eugênio e Edney.  Momento de emoção foram as coroações preparadas pelas entidades, APAE, Guarda de S. Benedito (Congada) e Centro de Assistência Social Pe. Antônio Borges (Seminário). Os festeiros foram a própria comissão organizadora.