Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1572 - 26 de Maio de 2017

Celinha Soares

Ela era filha de um conceituadíssimo farmacêutico, Labieno Soares e de uma artista, Da. Sarah. A pequena farmácia era colada à sua casa de morada, onde hoje a filha Ecila Soares tem seu seu laboratório. Celinha era a filha caçula que por aqui viveu até os anos finais do curso de Magistério. Fomos colegas. 

Celinha hoje é uma artista da música. Modesta diz que não tem uma história que mereça registro. Todos têm uma história. E a dela, depois dessa juventude belíssima, cursou Direito e foi parar no Banespa (Banco do Estado de SP), onde se aposentou para se dedicar à música.  

“Depois que me aposentei fiz um monte de curso com pouca aplicação prática. Várias atualizações em Direito para concluir que não nasci para isto... Vários cursos de desenho e pintura, mas pouco talento. Enfim, encontrei uma coisa que procurei a vida toda: harmonia, improvisação, arranjo, composição no piano. Neste assunto eu mergulhei. Consigo pegar uma música do Tom Jobim, por exemplo, e fazer um arranjo legal. Escrevo a partitura no computador, fica bem legal. Tenho algumas pequenas composições, simples, mas bonitinhas... Mas, detalhe! Ninguém me vê tocar! Tenho um piano lindo de 1/4 de cauda, mas só toco no digital com fone de ouvido! Sabe o que eu gosto mesmo? De ser mãe! E agora avó. Meus netinhos vão fazer dois anos e sou perdidamente apaixonada pelos dois”. 

 

FESTA DA PADROEIRA

A cidade reverencia sua padroeira com a Festa de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Coube ao Terno de Congada da Guarda de São Benedito, que tem como presidenta, Maria Gonçalves, abrir as coroações da trezena, na última sexta-feira 19. A comunidade negra adentrou a Basílica do Santíssimo Sacramento levando alegria e louvor à Padroeira com a canção africana, Negra Mariama. À frente do séquito, Rei Wellington (Tom) e Rainha Lucimar dos Reis, acompanhados pelos integrantes do terno, numa unidade multicolorida. Cid Tiago marcava os compassos do ritmo no atabaque, nas vozes possantes dos capitães, Mário Sérgio e Cícero Salatiel cantando a folclórica, ‘Tá caindo flor’, nos instantes em que Rosemary Balbino e Ana Laura Ferreira, acompanhadas pelas crianças que levaram a coroa, Cristiane e Washington Inácio, coroavam Nossa Senhora, numa demonstração de fé do Terno de S. Benedito, que remonta os anos 40 do século passado. Linda coroação! 

A festa este ano tem como festeiros, Matheus Bizinto e o casal José Walter e Goretti Bertolucci.

 

COPA MOUTAIN BIKE

Três ciclistas sacramentanos, Messias Borges, Robson Brandolis e Thiago fazem a diferença na II Copa Regional de Moutain Bike, promovida pela  Associação Joaquinense de Ciclismo (AJC), de São Joaquim da Barra (SP)  

Em entrevista ao ET, os atletas fazem um apelo por uma ciclovia e mais segurança.  “Precisamos de mais apoio e mais segurança’’ - argumentam, expondo o perigo a que se expõem, primeiro por falta de ciclovia e acostamentos nas rodovias que cortam o município, segundo por conta de furtos, roubos e até assaltos.  ‘‘Temos tido problemas com roubos/assaltos também. E não podemos dar bobeira, não, nos distanciando, por exemplo, uns dos outros”