Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1532 - 26 Agosto de 2016

ENEUZIDES
Personalidades que construíram uma história de vida digna de homenagem receberam a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, das mãos do prefeito Bruno Scalon Cordeiro. Entre elas, Euneuzides Marcelino da Cruz, que ilustra a coluna ao lado do filho sacerdote, Pe. Otair. Parabéns aos agraciados!

APAE, 44 ANOS   
Desde o longínquo 30 de setembro de 1972, um grupo de seletos cidadãos veio se alternando na direção da Associação de Pais e Mestres dos Excecpcionais de Sacramento. Tudo começou quando, atendendo a uma convite do juiz e promotor da época, Dr. Geraldo de Abreu Leite e Ivan Chaves Ivo, respectivamente, a sociedade se mobilizou e fundou a instituição no dia 30 de setembro de 1972. À frente da primeira diretoria, José Loyola (presidente), Paulo Afonso Rezende (vice) e Edson Pícolo, secretário. No Conselho Deliberativo, proeminentes cidadãos/ãs: Corália Venites Maluf, José Rodrigues Borges, Leonard Nye, Leonildo Cerchi, João Marcelo Araújo. Ilustrando a coluna os edudadores da Apae.

JAGUARINHA
O povoado de Jaguarinha está em festa com o asfaltamento de suas poucos ruas, mas o suficiente para livrar a sua população da poeira e da lama. Felizes, os moradores inaugura ram a obra com o prefeito Bruno Cordeiro nesta sexta-feira. As ruas foram denominadas de Ferrúcio Bonatti e Sebastião Miguel. Homenageado por uma das filhas do povoado, Luciene Aparecida, ilustrando a coluna com a família e o prefeito, pediu que outra via levasse o nome de um grande morador do povoado, Edmundo Gomide, o Mundico.

MEIO AMBIENTE
A morte de vários cães e de animais silvestres do Parque Náutico de Jaguara (PNJ) nos últimos dias, mobilizou a Associação de Proteção Animal de Sacramento (APAS). A indignação  ganhou as redes sociais, a começar do post da APAS:
 “Pedimos  justiça para os animais mortos dentro do Parque Náutico de Jaguara. A pedido de moradores nos deslocamos  até o local com a Polícia Ambiental para registrar algumas mortes, e pedimos a abertura de inquérito para investigação dos possíveis responsáveis por essa tragédia. São dezenas de animais mortos, acreditamos que foram colocadas iscas com veneno para os cães,  que residem naquele condomínio, porém a matança atingiu também animais silvestres. Segundo moradores estão morrendo pássaros, (seriema), jaguatirica, gaviões e urubus.. Pedimos por justiça já! Se você sabe de algo por favor nos ajude, faça uma denúncia anônima através do site www.mpmg.mp.br. Isso tem que acabar”.
Em entrevista ao jornalista Silas Bonetti, da RS, o empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do parque, lamentou a situação  e se comprometeu a colaborar com a situação. “O  fato ganhou as redes sociais e nos assustou muito, saber da morte de cachorros e outros animais, por envenenamento no Parque,  na Vilinha de Jaguara e nas redondezas. Não sabemos quem foi.
Lamentando as ocorrências, Barbosa diz que o Parque Náutico de Jaguara tem como um de seus princípios básicos, a preservação de sua fauna e flora. “Ao longo desses anos temos dado demonstração do nosso respeito  a essas questões ecológicas, mas não podemos apontar alguém e, infelizmente, estamos, de certa forma,  sendo acusados. Mas esperamos que a Polícia, que já está trabalhando no caso,  possa identificar quem está praticando tais atos. Nós não temos culpa nenhuma”.