Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Laticínios Scala: leite 100% granelizado

A partir de 1º de dezembro último, o Laticínios Scala passou a receber dos produtores somente leite granelizado. "Na verdade, o prazo final dado, inicialmente, pelo Ministério da Agricultura era para junho deste ano, mas foi tolerado por este, os últimos seis meses esperando uma adequação final dos produtores. Esse período teve um cunho mais educativo do que punitivo, mas agora é para valer, pois só recebemos leite resfriado", disse um dos diretores do Scala, Marcel Scalon Cerchi.
A granelizacão do leite visa a melhoria de sua qualidade, adequando-o ao consumo interno e a exportação. "Durante muitos anos o Brasil foi um grande importador de leite, mas hoje tem condições de exportá-lo, como: leite em pó, queijos, manteiga, etc., porém há a necessidade do nosso leite estar dentro dos padrões internacionais de qualidade", justificou Marcel, adiantando que o Brasil já produzia um leite de boa qualidade, mas só com a granelizacão é possível atingir as exigências internacionais. Veja os temas abordados com o diretor e suas respostas.

Parceria com a empresa

Nesses últimos seis meses, cerca de 10 a 15% dos fornecedores, sobretudo os pequenos, que não tiveram condições de instalar os tanques foram auxiliados pela empresa: Para lhes dar condições de continuar entregando o leite, instalamos tanques em pontos estratégicos de modo a atender os pequenos produtores, que tiram o leite e levam para esses tanques. Foi uma parceria que deu certo, cobrindo agora 100% dos nossos fornecedores.

Preço diferenciado

O benefício da granelizacão está, sobretudo na qualidade, que propicia diferenças no preço pago ao produtor. O Laticínios Scala paga, hoje, R$ 0,45 em média pelo litro de leite. A qualidade está diretamente relacionada ao tempo que separa a ordenha à colocação no tanque de resfriamento. Quanto mais rápido, melhor qualidade. O leite é um produto altamente perecível, ele sai da vaca a uma temperatura de 37 graus, em contato com o ar, em poucos minutos começa a perder a qualidade, porque os lactobacilos agem muito rápido, levando o leite ao que chamamos de, 'azedar'. Também a ordenha mecânica ajuda, pois o produto não entra em contato com o ar, ele cai direto nos tanques. Assim, melhor qualidade, melhor preço. O preço do leite no Brasil está nos mesmos níveis dos praticados no resto do mundo, onde há grandes produtores que contam com subsídios dos governos.

Brasil já exporta produtos derivados

De exclusivamente importador, o Brasil já está se tornando exportador e o Laticínios Scala se prepara também para exportar os seus produtos, mas sabemos que a competição é acirrada, pelo fato de outros países estarem no mercado há muito tempo, existirem subsídios internacionais e o Real estar muito valorizado em relação ao Dólar, reduzindo a rentabilidade. Essa questão não é tão simples, comercializar com o mercado externo é difícil, mas estamos investindo para exportar a partir do próximo ano.

O Laticínios Scala hoje

O Laticínios Scala é uma das grandes empresas do município. Conta com mais de 800 fornecedores, recebendo uma média diária de 250 mil litros de leite, dando emprego direto para 230 pessoas. Produz em duas unidades: Scala I, que fabrica o seu mais tradicional e famoso produto - o queijo Mussarela e o Scala 2, instalada no bairro Santo Antônio, fabricando os demais produtos: queijos Prato, Parmesão (Montanhês), Minas Padrão; Requeijão Culinário e Manteiga.

Bacia leiteira

Sacramento tem excelente bacia leiteira, estando em terceiro lugar no ranking da região, mas há uma certa preocupação com a chegada da cana-de-açúcar no município. Já antevendo isso, o Laticínios Scala tem projetos para incrementar a produção e não deixá-la cair. A cana-de-açúcar é uma realidade. Uma grande parte do município, especialmente as terras planas, é própria para cana. O agronegócio, hoje, recomenda a diversificação dos produtos. Mas as pequenas propriedades, geralmente, não fazem essa opção. Ou é leite ou é cana. Há um outro diferencial, enquanto a cana gera um retorno fixo, anual, o leite passa por muitos problemas de safra, entressafra, períodos bons e ruins. Mas tem a vantagem de garantir uma renda mensal ao produtor.

Ações de apoio ao produtor

O Laticínios Scala tem feito ações para manter os seus fornecedores no ramo do leite. Nosso objetivo é propiciar o melhor rendimento possível para o produtor, para que ele não tenha necessidade de fazer o plantio de cana. Levamos conhecimento e informações para que ele tenha a competência para produzir mais com um menor custo. O produtor precisa estar cada vez mais informado, com novas tecnologias para poder competir nesse mercado. Para isso dispomos de dois veterinários que fazem atendimento, um técnico de campo que orienta sobre política de leite e o funcionamento do setor e fazemos parceria com empresas do setor que prestam assessoria.

O futuro

Apesar da cana, a produção de leite está crescendo muito no país, a cana não vai se sobrepor ao leite. Mas na minha visão, uma monocultura tende, a longo prazo, trazer problemas. No meu ponto de vista, um município tem que ter de tudo, deve diversificar para alcançar o seu desenvolvimento. Outro dado importante é que o leite é uma das atividades que mais gera emprego no agronegócio.