Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Sérgio se emociona na missa de despedida

Edição nº 1559 - 24 de Fevereiro de 2017

Missa festiva e alegre marcou a despedida do pároco Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, que deixa a Paróquia do Santíssimo Sacramento para trabalhar na paróquia, em Araxá. Concelebrada com o vigário paroquial, Pe. Nivaldo, a missa aconteceu no último domingo 19, com a Basílica repleta de fieis, dentre eles o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira dama, Maria Tereza, e o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior. 

Depois da bela homilia sobre as leituras do Livro do Levítico 19,1-2.17-18, Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,16-23 e do Evangelho  de Mateus 5,38-48, que falam do relacionamento entre as pessoas e amor ao próximo, Pe. Sérgio passou aos agradecimentos, primeiro, a todos os segmentos paroquiais, às autoridades dos poderes constituídos, a todos que direta ou indiretamente contribuiriam em favor da Igreja   e ao povo da cidade e da zona rural.

 “Sem o povo não tem Igreja. E vocês são os grandes incentivadores dos padres. Se o povo é meio morto, desanimado, o padre também o é. Mas se o povo é ativo, empurra o padre para a frente e isso é muito importante. Eu sei que a Igreja é separada do Estado, mas temos de caminhar de mãos dadas, por todos exercemos as funções em favor de um único povo. E os líderes  religiosos e políticos têm que caminhar juntos, porque o objetivo é único: o bem do povo”. 

Padre Sérgio agradeceu à Rádio Sacramento, que considera o maior púlpito da arquidiocese de Uberaba e aos ouvintes. E, sem citar nomes, agradeceu a todos, indistintamente, e pediu que a mesma acolhida que teve, seja dada a padre Jaime que assume a paróquia. E, finalizou, emocionando-se “obrigado pela acolhida, obrigado por tudo e, para encerrar, agradeço a Deus, porque sem ele nada do que foi feito teria sido feito. 

Agradeço a Deus por permitir que sob minha coordenação acontecesse tanta coisa aqui e isso foi muito bom. Saio de Sacramento, mas acredito que vou ficar na sua história para sempre pelo menos como aquele que lutou, acreditou, buscou e conseguiu transformar aquela que era uma humilde capela, (pausa para se recompor da emoção) na majestosa, imponente e sacrossanta Basílica do Santíssimo Sacramento”.

 

Suas  realizações ficarão eternamente gravadas na história da cidade

No final da celebração, Liçânia Bonatti agradeceu em nome da comunidade Santo Antônio e Rosangela Nogueira representou o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), ambas destacando a  importância de sua presença para o crescimento espiritual dos seu rebanho e as suas realizações na cidade. O seu jeito amigo, expansivo e alegre de ser. 
E como forma de gratidão, por tudo que deixa na paróquia, Pe. Sérgio Márcio recebeu de vigário paroquial, Pe. Vanildo Massaro, com a aprovação do CPP,  a Comenda Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, criada por ele e aprovada pelo Decreto Episcopal nº 1 de 27 de abril de 2014 e que é outorgada a todos os fiéis que desempenham relevantes serviços em favor do Reino de Deus. 
O prefeito Wesley De Santi de Melo, falando em nome da cidade, afirmou que “Pe. Sérgio Márcio foi e será um padre que soube preencher este espaço no coração da nossa Igreja e da nossa comunidade. E aqui ficará para sempre o registro de um padre dedicado, caridoso, amado por todos e bom gestor, que deixa um trabalho e uma história registrada para sempre em nossa cidade, que nasceu de uma Capelinha com Cgo. Hermógenes e hoje com Pe. Márcio foi transformada em uma imponente Basílica, com a ajuda de amigos e autoridades religiosas...”.  
Antes da bênção final, talvez como último ato como pároco, Pe. Sérgio passou às mãos de José Walter de Oliveira e Matheus Bizinoto, representado por Toinzinho Bizinoto, o cetro da padroeira, pois eles serão os festeiros responsáveis pela Festa de  Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. 
E finalizou dizendo: “Até logo, quando eu quiser fugir do meu tormento, virei para Sacramento”, numa alusão à música cantada aos peregrinos que por aqui chegam. “Vem, vem, andando contra o vento. Vem, vem fugir de seu tormento. Vem, vem ser feliz um só momento. Vem, vem, vem morar em Sacramento”.