Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre Tenim aos 79

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

O contador aposentado, Walter Rios, mais conhecido como Tenim, morreu aos 79 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, em sua residência, às 16h20, dessa quarta-feira 29. Velado na Loja Maçônica General Sodré, onde era membro desde 1970, Tenim recebeu homenagens da irmandade, conforme o rito maçônico, às 13h e, às 15h, foi sepultado no Cemitério São Francisco de Assis. 

De acordo com a esposa, Jesuina Imaculada Evangelista Rios (Elza), Tenim fazia  acompanhamento médico oferecido pelo SUS e encontrava-se com o quadro de saúde estável, apenas dores no corpo devido Artrose. Naquela tarde passou mal enquanto tomava banho vindo a óbito. 

Walter Rios, Tenim, deixa a esposa Elza, três filhos, Waltinho (Lídia), Alcione e Andreia (Nelson), seis netos e uma bisneta.

 

Tenin deixa um grande legado 

Tenin deixa, além da família, um grande número de irmãs maçons, amigos e conhecidos que conquistou ao longo de sua vida e no dia a dia do trabalho.

 Formado em Técnico de Contabilidade, exerceu a profissão de comerciante na década de 70. A partir de 1981, passou a trabalhar como representante comercial na venda de secos e molhados nas cidades de Sacramento, Conquista e região até o ano de 2005. Além das vendas sempre deixava para seus clientes mensagens de luz distribuídas semanalmente.

Iniciou-se na maçonaria em 10/10/1970, onde teve uma carreira brilhante, recebendo muitas honrarias pelo exemplo de maçom que foi, destacando-se como verdadeiro 'Mestre Hospitaleiro', pois todos os anos ligava para irmãos aniversariantes, cunhadas e muitos amigos até dias antes de sua morte.

Tenim era um homem disciplinado. De acordo com a esposa Elza, Tenin foi um bom marido, pai e avô. Era um homem humilde, honesto e solidário e, de uma rotina que cumpria diariamente. “Tenin levantava cedo, tomava banho, café, pegava uma hora do sol da manhã, gostava de apreciar a natureza, ouvir o som dos passarinhos e brincar com a cachorrinha Pretinha. Depois fazia suas leituras diárias de livros espíritas e revistas maçônicas e sempre fazendo suas resenhas diárias que se encontram guardadas para posteridade. Após o almoço, tirava uma soneca de duas horas e meia, tomava o café da tarde, voltava às suas leituras diárias e ia acessar a internet, porque  gostava de ouvir suas músicas inesquecíveis”.

 Para o filho Prof. Waltinho, o pai deixa lições de vida. “Papai amou-se e foi amado por todos. Sempre nos orientou com seus conselhos, dava-nos exemplo de bondade e desapego aos bens terrenos e de amor ao próximo. Ele dizia sempre que encontrava-se preparado para o dia da grande viagem, passar para o andar de cima, andar de Aerobus. Sempre nos perguntava: Suas malas estão Prontas? Suas contas estão em dia? Respondia-nos sempre: Ame ao próximo, esteja sempre em comunhão com Deus e pratique o perdão, mantenha suas contas em dia com Grande Arquiteto do Universo. Com certeza, sentiremos muito sua falta, mas, estamos felizes com seu retorno à morada celestial, pois, cumpriu sua missão com brilhantismo, fé e exemplo de homem de bem. Continuará sempre vivo em nossa memória. Descanse em Paz nosso grande pai!”