Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre o ex-vereador Luizão Bizinoto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

O ex-vereador Luís Constantino Bizinoto, mais conhecido como Luizão Bizinoto 68, morreu na madrugada do domingo 26, vítima de  embolia pulmonar.  De acordo com a esposa Gasparina Divina Lopes Bizinoto, Luís passou mal em casa e foi internado na Santa Casa de Sacramento, por volta das 8h. Seu quadro clínico se agravou e ele foi encaminhado para o Hospital Escola de Uberaba, onde morreu por volta das meia-noite.

Nos últimos anos de sua vida, Luiz vinha sob cuidados médicos. “Há mais ou menos dez anos ele teve uma trombose nas pernas, passou por cirurgia e apresentou também problemas cardíacos e renais, além de problemas na coluna e no joelho. Sob cuidados médicos, observava sempre as prescrições, mas era também um pouco descuidado”, recorda a esposa, informando que Luizão esteve lúcido até momentos antes de sua morte. 

O corpo de Luizão foi trasladado para Sacramento e velado por familiares, um grande número de amigos e pela classe política. Após, receber as honras do poder Legislativo, na pessoa de seu presidente Pedro Teodoro Rezende e vereador Matheus Bizinoto, que cobriram seu féretro com a bandeira de Sacramento; as homenagens dos atletas de seu tempo, do clube do coração, que ajudou a fundar, o Areião Esporte Clube, que colocaram suas camisas e a faixa de campeão do II  Torneio José Sebastião de Almeida.  e as exéquias proferidas, foi sepultado às 17h do domingo, no Cemitério São Francisco de Assis. 

O prefeito Wesley De Santi de Melo, considerando os relevantes serviços de Luizão na comunidade quer como cidadão, político e secretário de governo decretou três dias de luto oficial, com as bandeiras do Brasil, Minas e Sacramento expostas a meio mastro, no Monumento às Bandeiras.

e atletas da época do Luizão colocaram suas camisas e a faixa de campeão do II  Torneio José Sebastião de Almeida. A outra homenagem foi feita pela Câmara, Dr. Pedro e o vereador Matheus sobrinha do Luizão cobriram o seu copo  com a bandeira de Sacramento e o presidente deixou uma mensagem. Além deles e do vereador Mauricio, estiveram presentes os ex-vereadores Cleber, Alex Bovi   e outros. E o prefeito Wesley De Santi de Melo decretou luto oficial de três dias, com as bandeiras da União, EStado e Município hasteadas a meio mastro.  

Luizão foi vereador na legislatura 2005/08, pelo único partido que adotou desde seu ingresso na política, o PMDB; secretário de Agricultura entre 2009/12 com o prefeito Wesley De Santi de Melo, mas antes de tudo foi produtor rural, profissão que aprendeu e herdou do pai, o saudoso Juvêncio Bizinoto (Eliza Zago Bizinoto). Luís era casado com Gasparina Divina Lopes Bizinoto, pais de  duas filhas, Maria das Dores (Evaldo) e Débora Luíza (Milton Skaff Jr), suas grandes paixões.

Lembra a esposa, em pequena entrevista ao ET, que outra grande paixão que  o acalentava no dia a dia foi o futebol, esporte que praticou na juventude, no Areião Esporte Clube, time fundado por ele e pelo pai Juvêncio, que cedeu o terreno dentro de sua chácara, para o primeiro campo do time. Em sua homenagem, o estádio do bairro o tem como patrono, Estádio Juvêncio Bizinoto. No velório, Luizão teve também o corpo coberto com a bandeira do time do coração.   

 

 Luizão deixa um legado na família, na política e no futebol

O que mais marcou a vida de Luizão, segundo a esposa Gasparina, foi sua bondade e seu desprendimento. “Luís era uma pessoa muito boa de convivência, tinha um grande coração, e confiava em todo mundo. O que podia fazer, não media esforços, respeitava todo mundo, independente de quem fosse, mas era sincero, o que tinha de falar, falava, não mandava recado, não”, afirma, lembrando sua paixão pela família, filhas e futebol, endossada pela filha Maria das Dores.

 “- Não há palavras para defini-lo como pai. Ele era amigo, companheiro, carinhoso, muito presente, sempre orientando e sempre nos ajudando na medida do possível, muito apegado aos netos...” revela e a mãe completa: “Para o Luís, elas eram  'as meninas'. Ele era Luizão só no tamanho, porque a cabeça dele era de uma criança, era muito alegre, extrovertido, brincalhão, adorava os netos”. 

Luís gostava muito de política, foi muito atuante e conseguiu trazer muita coisa para Sacramento. “Como vereador, correu atrás de muitas verbas e conseguiu muita coisa para a cidade, como cestas alimentares, agasalhos, implementos agrícolas para a zona rural. Mas antes mesmo de ser vereador ele já trabalhava muito pelo município, foi ele quem conseguiu com Anderson Adauto, o asfalto para o Cajuru, no governo do prefeito Biro. Com Zaire Resende ele conseguiu uma boa verba para o CRES e para a Rosa da Matta, além de tratores e implementos agrícolas para a zona rural”.

  Mas, a menina dos olhos de Luizão fora da família era o Areão Esporte Clube, time onde jogou como ponta direita, por vários anos. “O time era formado quase que pelos irmãos do Luiz, Maurílio, Elias, Toinzinho; e pelos meus, o João, o Meleta, o José, o Candinho, enfim, a moçada do Areião na época”, recorda, apontando uma grande quantidade de troféus conquistado em sua gestão como presidente a atleta do time. 

Com carinho, Gasparina finaliza recordando como conheceu o marido. “Éramos  vizinhos, morávamos bem perto. Ele morava na chácara de lá, eu morava na de cá. Nossas chácaras ficavam uma de frente para a outra e aí foi fácil. Começamos  a namorar e nos casamos em 1971, eu com 19 para 20 anos e ele com 2... E hoje fica a saudade. Vai ser muito difícil superar a perda”, diz com os olhos em lágrimas.