Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Maestro Luiz Carlos deixa o Coral da Basílica depois de três anos

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

O músico Luiz Carlos de Souza, depois de três anos à frente do Coral da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, deixa o cargo para concluir seus estudos que o levarão ao sacerdócio. Aplaudido de pé pelos paroquianos, na missa vespertina do último domingo, Luiz Carlos, agradeceu pelo tempo em que esteve na regência do coral. 

“- Cheguei a Sacramento na instalação da basílica e quero deixar minha expressão de gratidão pela acolhida e pela oportunidade de estar com o grupo que forma o Coral da Basílica”, agradeceu, pedindo a oração de todos para concluir sua caminhada vocacional, sem esquecer da convivência com os amigos sacramentanos. “Sacramento tem um povo muito acolhedor e vai deixar muitas marcas, a amizade que fica é uma coisa de Deus mesmo”. 


O novo maestro, Thiago  Neves 

O cantor Thiago Neves vai assumir a regência do Coral da Basílica. Formado em São Paulo, o músico traz no currículo vários cursos e concursos que participou. Em São Paulo, foi solista de corais e trabalhou como cantor e regente do coral da Episcopal Church, na Igreja Anglicana de São Paulo. 

Saindo do Brasil, estudou canto com o professor Vincenzo Mano, em Milão, na Itália.  Foi um dos cinco brasileiros a participar de um festival na Alemanha, na região de Holstein Musik, com 25 anos de existência, em um projeto de Leonard Bernstain.  Participou de concurso de tenores em Roma, fez mestrado em Londres. Em 2012, foi um dos cinco vencedores do concurso de   tenores da TV Record, apresentado por Ana Hickmann, quando gravou com o grupo um álbum pela Sony Music.

De volta a Uberaba, trabalha na regência de corais e é professor no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Em entrevista ao ET, disse que recebeu o convite de Luiz Carlos com muita alegria. 

“- Luiz me convidou para reger o Coral da Basílica. Fiquei muito feliz, todos foram muito amáveis no ensaio e isso é muito bom, porque não adianta a gente ter currículo se não tem empatia. Luiz fez um grande trabalho com eles ou melhor, o mais difícil ele fez que foi iniciar, dar a base”, destacou.