Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cervejeiro Léo participa de mais um curso

Edição nº 1569 - 5 de Maio de 2017

O mestre cervejeiro, Leonardo Cruvinel, dono da marca 'Excitante', participou nos dias 29 e 30, em Uberaba, de mais um curso de cervejas, o “Off Flavours e Elaboração de Receitas”, ministrado pelo grande expert no assunto, Matheus Areds, da Brau Akademie.

 Na pauta do curso, os participantes conheceram receitas de cervejas das escolas tcheca, alemã, belga, holandesa, escocesa, dinamarquesa, americana, austríaca e brasileira. Tiveram também aulas de degustação de estilos de flavours de produção de cerveja; as origens,  meios de prevenção e métodos possíveis de correção. O curso abordou também conhecimento de sabores de cada ingrediente da cerveja, bem como seus estilos, características e como produzi-las. 

Explicando o que são off flavours, atributos sensoriais para elevar aromas e sabores nas cervejas para cada estilo e tipo, formado a partir de reações químicas ou microbiológicas nos processos de fabricação, Léo avaliou positivamente o curso. “Tenho vários cursos no currículo e em todos eles percebo uma carga de aprendizagem, o que nos mantém atualizados e enriquecidos na fabricação da cerveja artesanal”, reconhece.