Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

“Memórias de um menino do Borá” já está disponível para compra online

Edição nº 1584 - 18 de Agosto de 2017

O escritor sacramentano, Joaquim Eustáquio de Oliveira, entrevistado pelo ET em maio último, acaba de anunciar a venda online de seu livro, 'Memórias de um menino do Borá', obra que relata sua vida em Sacramento entre as décadas de 1960 e 70, conforme revelou na entrevista. 

“- O livro é um conjunto de memórias de minha infância e juventude em Sacramento, mostrando as dificuldades que foram enfrentadas na época: desde a perda de meu pai ainda muito novo, a adaptação depois da mudança da área rural para a cidade, as brincadeiras de rua que existiam na época, o contato com a natureza, nadando nos poços do Borá - que nessa época não tinha nenhuma poluição - e retratando também a divisão do tempo entre trabalhar e estudar, entre outras experiências vividas. Também é citado nele o “Bar do Lêdo” que era uma espécie de Rodoviária de Sacramento naquela época”.

O livro está disponível para compra na página, 'PerSe', portal de publicação e comercialização de livros para autores independentes. 

Joaquim Eustáquio, nascido no Caxambu, filho de Antônio Marques de Oliveira e Doralice Maria dos Reis, irmão de Maria das Dores, Hélio Baltazar, Valdir Gaspar, Antônio Marques Filho, Edno Marques, Helenice Maria e Eudes Gabriel saiu de Sacramento bem  moço, rumo a São Paulo, onde trabalhou na construção civil e de lá saiu para o Iraque. Joaquim retornou ao Brasil aos 26 anos, casou-se e mais tarde com Luseni e voltou aos estudos, formando em  Letras na Facihus Fucamp (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Carmelitana Mário Palmério de Monte Carmelo/MG).  E desde 1990 vem compartilhando seus pensamentos e ideias com  os leitores.  “Memórias de um menino do Borá” é o seu quarto livro.