Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Leonardo Boff atualiza 'Imitação de Cristo'

Edição nº 1548 - 09 de Dezembro de 2016

Os leitores mais ávidos nas obras do teólogo e filósofo Leonardo Boff (foto), que tem colaborado com ET há mais de 100 edições, recebem um presente auspicioso neste Natal. À disposição pela editora Vozes seu mais recente livro, 'Imitação de Cristo', retraduzido do latim medieval, atualizado e complementado por novas páginas. Escrito originalmente pelo padre alemão, Tomás de Kempis, em 1418, o livro transformou-se na obra mais traduzida no mundo depois da Bíblia.
Ao atualizar o texto, o teólogo tomou como referência a teologia oficial da Igreja retirada do Vaticano II. “Eu não apenas traduzi o texto mas o completei, tomando como referência a teologia oficial da Igreja que saiu do Vaticano II na qual se articula mundo e Deus, prazer legítimo da criação com a vida eterna. Conservando o estilo, dei um torneio nas frases de forma a superar o dualismo e  enriquecer esta obra, e assim fosse de inspiração para os cristãos de hoje”, explica.
'A Imitação de Cristo' tem quatro partes, chamadas de livros. Leonardo Boff escreveu um quinto livro, “O Seguimento de Jesus”, no qual ele infere elementos da Teologia da Libertação, em uma reflexão moderna, com os olhos postos principalmente na América Latina. Entram a Cosmologia, a Holística, a nova visão de mundo vida das ciências da vida e da Terra.
As duas primeiras partes fazem uma introdução do leitor à vida espiritual; a terceira parte trata de um diálogo entre Cristo e a alma, mais devocional e meditativa, e, a quarta parte, refere-se à Eucaristia, ensinando como recebê-la, adorá-la e a como se aproximar dela de maneira adequada. A nova edição ganhou com Boff a quinta parte que tem como título, 'O seguimento de Jesus', focando o Jesus histórico.
“Às quatro partes do livro, ousei acrescentar uma quinta, usando o mesmo estilo do autor. Dei-lhe como título “O seguimento de Jesus pelos caminhos da vida”. O seguimento completa a imitação, de forma que pela imitação se procura alcançar o monte Tabor da alma e pelo seguimento, a planície e o vale onde lutam e labutam os seres humanos”, explica o teólogo em seu artigo semanal na página 3 deste jornal.
A tradição cristã de Kempis encontrou na visão moderna e libertária de Boff um caminho renovador para “A Imitação de Cristo”. Do século XV para o XXI e muitos ainda, que virão. E já sai direto do prelo da Editora Vozes para o México, Espanha e, em breve, Itália e Alemanha.

(O livro pode ser adquirido pelo site da editora Vozes)