Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governo Mineiro reconhece Folias de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado

Edição nº 1553 - 13 de Janeiro de 2017

Integrantes de diversos grupos de Folias de Reis foram recebidos pelo governador Fernando Pimentel, na sexta-feira 6, no Palácio da Liberdade, quando que prestou homenagem à tradição mineira, através do Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep),  reconhecendo as Folias de Minas como Patrimônio Imaterial do Estado.

 “É um momento importante para nós. Não por coincidência hoje é Dia de Reis, dia 6 de janeiro, e esse é um dos ativos culturais mais importantes de Minas Gerais. É uma tradição muito cara a todos os mineiros”, disse o governador Fernando Pimentel.

Na oportunidade, o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), apresentou o resultado de uma extensa pesquisa que revelou mais de 50 tipos de devoção e uma grande diversidade de folias em todo o Estado.

“- Esta tradição vai lá no fundo da alma de Minas Gerais. Desde o início da colonização mineira, do ciclo do ouro, nós temos manifestações ligadas aos Reis Magos. Esse registro é uma documentação completa. O Iepha vem trabalhando nos últimos dois anos e levantou mais de 1.500 folias em Minas Gerais. Esse reconhecimento é uma chancela, uma espécie de selo de qualidade que se dá a um bem cultural, para que todos prestem atenção a ele”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Osvaldo.

De acordo com a pesquisa, as folias possuem mais de três séculos de prática e forte  religiosidade na cultura mineiras. Em geral, são organizadas por um grupo de devotos, saindo na chamada “jornada” ou “giro”, que passa pelas casas da comunidade, cantando e festejando para o santo de devoção do grupo.  As manifestações culturais acontecem em todo o território mineiro e se revelam de diferentes formas e com várias nomeações:  “terno”, “charola” e “companhia”, e muitos grupos se organizam para homenagear diversos santos e não apenas os Reis Magos, como acontece nas Folias de Reis no dia 6 de janeiro.

Após o encontro com o governador, os cerca de 200 integrantes das Folias de Minas se reuniram no Museu Mineiro e saíram em cortejo pelos espaços do Circuito da Liberdade.

Com 106 grupos, Uberaba é o município que possui o maior número de grupos cadastrados. Em seguida, João Pinheiro, na região noroeste do estado, aparece com 34. Sacramento ainda não cadastrou nenhum grupo.