Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Comunidade Identidade Negra elege diretoria

Edição nº 1552 - 06 de Janeiro de 2017

A Comunidade Identidade Negra (CIN), associação que congrega todos os movimentos afros da cidade já é realidade, com estatuto próprio e diretoria eleita e empossada, no último dia 18, em reunião realizada no Clube Operário. 

 De acordo com o presidente Luiz Carlos de Souza Júnior (Testa), o CIN nasceu para unir e fortalecer a comunidade, por isso reúne os ternos de Congado e Moçambique, o Grupo de Dança Afro Ziriguidum, os Grupos de Capoeira, Movimento Identidade Negra,  escolas de samba, Folias de Reis e Dança de Rua, além de estar aberto a outros grupos que queiram fazer parte da associação.   

“- Todos os movimentos da cidade têm suas diretorias, seus eventos, mas cada um trabalha isoladamente. A ideia do CIN é que toda comunidade esteja unida, cada um no seu segmento, mas todos se apoiando. Por exemplo, se vai ter encontro regional de Congados, como acontece todo ano, toda a comunidade vai estar ajudando, isto é, o CIN vai estar junto. Entendemos que, todos juntos, somos mais fortes na valorização e divulgação da cultura, por isso a diretoria e o conselho do CIN são compostos por membros dos diversos movimentos”, afirma o presidente. 

A proposta dos diretores é fortalecer a comunidade para a busca de recursos  em nível  estadual e até federal, a exemplo do que ocorre em outras cidades. “Uma coisa é um 'movimento' pleitear verba para um evento na cidade; outra é uma 'entidade' coordenar toda a agenda cultural para a cidade. E nossa ideia é elaborar projetos, manter uma agenda de eventos, dando ênfase à cultura de modo geral”, destaca o presidente Testa.

 

Diretoria

Luiz Carlos de Souza Jr – Testa (Presidente); Carlos Alberto de Resende e Leila Maria Tiago (Vice-presidentes); Irene Antonia Ferreira e Cristina Inácio (1ª e 2ª Secretárias); Uli Lauane Ferreira da Silva, Graciene Balbino Ferreira e Cláudio dos Santos (1ª, 2ª e 3º tesoureiros), Diogo Fernandes Costa,  Rosemary Balbino Ferreira e Cláudia Cirlene Miguel (Diretores Sociais).

Conselho Deliberativo: Larissa aparecida Souza (presidente), Cícero Salatiel Salvador,  Delcides Tiago Filho, Mário Sérgio Tiago, Sueli de Fátima Costa dos Santos  e Juarez de Souza Ferreira. Conselho Fiscal: Washington Silva Salvador, Mara Rosangela Silva, Ederson Silva, Carlos Mayer Pereira, Nicanor de Souza, e Iraci dos Reis Miguel.