Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Uberaba ganha novo Shopping Center

Edição nº 1464 - 08 Maio 2015

A um custo de R$ 128 milhões, Uberaba ganhou um novo e moderno espaço de compras, a Praça Uberaba Shopping Center, do grupo 5R Shopping Centers, localizado próximo ao estádio Uberabão. Inaugurado dia 29 último, o novo shopping foi construído pela iNOVA TS Engenharia, de São Paulo, do empresário sacramentano, Antonio Carlos de Oliveira, o Carlinho Batista, e do sócio Carlos Eduardo de Melo, tendo à frente das obras, o engenheiro Daniel Bertolucci, filho do saudoso engenheiro sacramentano Antônio Júlio da Silva Sobrinho.  

De acordo com Bertolucci, o shopping possui 80 mil m², com 149 lojas: seis âncoras; três semi-âncoras; 110 lojas satélites, cinco  lojas de serviços, uma  academia, um  supermercado, complexo de cinemas, centro de lazer, 17 operações de fast-food, quatro  restaurantes e 1600 vagas de estacionamento. 

Feliz com a finalização dos trabalhos depois de dois anos, o engenheiro comemora a obra como um dos maiores desafios da empresa. “Esta obra foi, certamente, um dos maiores desafios de nossa empresa. Os números deste projeto foram superlativos e nossas capacidades de gestão e de realizar engenharia de primeira linha foram exigidas ao máximo. Estamos felizes de ter obtido sucesso nesta jornada”, revela.

Falando sobre o trabalho, destaca Bertolucci que o shopping está implantado num terreno de topografia acidentada, por isso  foi preciso realizar contenções de porte em solo grampeado. “O subsolo apresentou um leito rochoso raso, próximo da superfície, e realizamos ali o desmonte de 15mil metros cúbicos de rocha com explosivos controlados para implantar a fundação. Toda a obra e vizinhança foi monitorada por sismografia para garantir os níveis seguros de vibração”, enfatiza.

Descrevendo a obra, explica mais que a estrutura foi erguida em concreto pré-fabricado, transportado em carretas e montado no canteiro de obras. “A montagem destas peças se assemelha a um jogo lego de grande porte com uso de guindastes. Uma vez no local, as peças são solidarizadas e as lajes, capeadas. Só neste processo consumimos cerca de 20 mil metros cúbicos de concreto e 4 mil toneladas de aço”, descreve, mostrando outros detalhes.

“- A arquitetura projetada pelo escritório português 'Conceito', desenhou três cúpulas para a obra, certamente o coração do projeto. Debruçamos sobre a ideia do arquiteto e trabalhamos na engenharia com projetistas e fornecedores para viabilizar sua construção. Consumimos 200 toneladas de aço e alumínio e 1700 metros quadrados de vidros. As fachadas foram construídas em painéis metálicos. Os acabamentos de mall utilizaram-se de materiais nobres como granito, vidro, aço inox e outros mais”. 

De acordo ainda com Daniel Bertolucci, o novo shopping conta ainda com sistemas modernos de energia, iluminação, automação, ar condicionado, supervisão, prevenção e combate a incêndio. “Certamente uma bela obra de engenharia”, afirma, reconhecendo que foi uma obra incrível. 

“- Realizar um projeto deste porte é uma experiência incrível. É um trabalho que não se realiza sozinho. Somos um time. É visível e emociona a transformação e o impacto que causamos na cidade, na sua economia e na sua comunidade. A responsabilidade envolvida é altíssima. Tivemos sucesso e estou muito feliz de ter realizado este projeto em Uberaba, minha cidade natal. Será uma obra de referência por muitos anos”.