Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Uma justa homenagem a Tomás Novelino

Edição nº 1386 - 01 Novembro 2013

Com justiça, o Centro Cultural e Esportivo da Escola Eurípedes Barsanulfo leva o nome do médico, Tomás Novelino (foto), fundador e construtor da obra, atendendo a uma visão de Eurípedes Barsanulfo e a um sonho de Corina Novelino, fundadora do Lar de Eurípedes. 

“- Para nós é uma felicidade imensa, porque há dois anos vínhamos  com essa obra, porque que em princípio seria apenas a cobertura, depois de coberta ampliamos o projeto para transformar o local, num espaço multiuso com palco, salas de balé, música, banheiros, que mesmo antes de concluído  já nos servia para tudo, inclusive para os  seminários do Colégio. E, nossa alegria é maior ainda por podermos homenagear Dr. Tomás Novelino que, com mãe Corina idealizaram  e construíram  esta escola que foi inaugurada em 1975”, disse. 

Para Francine, uma obra como aquela não tem preço. “Para nós essa obra não em preço, pois ela representa a doação, o trabalho de muitas pessoas e quem ganham são as atuais e futuras gerações”, afirma. 

E falando sobre a feira, culminância do projeto “Natureza, processo divino de educação”, Francine explica que a Feira é um prosseguimento do projeto iniciado em 2012.   “Pela sua amplitude, a coordenação pedagógica e professores acharam por bem continuá-lo mais um ano com outros enfoques e agora chegamos á culminância com a exposição dos trabalhos realizados no dia a dia na Escola”, destaca. 

O projeto, “Natureza, processo divino de educação”, foi tema também do  8º Seminário de Educação do Espírito, conforme explica a presidente do Grupo Espírita Esperança e caridade, Alzira Bessa França Amui.  “Vamos desenvolver o projeto pedagógico da escola com a participação dos professores desde a educação dos bebês até o quinto ano. Vamos mostrar toda a metodologia, a didática de como aprende fazendo, mostrando em oficinas pedagógicas as construções que foram realizadas tanto no projeto 'Natureza, processo divino de educação', como no projeto 'Florescer', porque nosso objetivo é que haja uma florescência de idéias”, afirma, destacando que o projeto Florescer é desenvolvido pelos alunos do período integral. Todo material didático foi desenvolvido dentro do projeto este ano dentro do texto mediúnico, “A semente, processo da vida. E isso nos traz alegria, porque a Escola Eurípedes Barsanulfo tem sido conhecida nacionalmente por essa proposta”. 

Sobre o  Centro Cultural e Esportivo, Alzira expressa o seu reconhecimento a todo SOS que colaboraram para a sua construção, agradecendo de modo especial o ex-prefeito Wesley De Santi de Melo e o hoje Ministro da Agricultura Toninha Andrade que viabilizou o recurso e ressalta. “Para nós isso é a realização de um sonho, a única quadra oficial  da cidade com medidas  dentro  dos parâmetros da Fifa e que leva o nome de Dr.  Tomás Novelino que sempre foi para nós um modelo e um exemplo do trabalho. 

Ao realizar o sonho de Corina, ajudando-a construir na década de 70, mostrou mais uma vez a sua grandeza e de 1975 anos da inauguração para cá, temos visto o crescimento da escola, o desenvolvimento dos alunos. 

A homenagem prestada a ele é muito justa, porque ele amava a arte, o esporte. Sem contar o grande bem que essa escola trouxe para o bairro João XXIII e adjacências, só que hoje não temos mais só  crianças do bairro, temos muitos alunos de outros bairros. O bem que essa obra trouxe para os bairros, para a cidade em si é muito grande”. 

A Escola Eurípedes Barsanulfo tem atualmente 336 alunos,  mas de acordo com Alzira, poderiam inclusive aumentar o número de alunos, mas ao contrário,  a escola pretende reduzir o número devido ao alto custo com a folha de pagamento e também, visando à qualidade do ensino.