Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

18ª Sipat do Laticínio Scala

Edição nº 1382 - 04 Setembro 2013

“Juntos há 50 anos garantindo a segurança do trabalho”

Com este tema, os funcionários do Laticínio Scala realizaram, entre os dias 23 a 27 últimos, a 18ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), hoje presidida por Valéria Soares (Unidade 1) e  Monique Devós (Unidade 2) e apoio dos demais 'cipeiros', de diversos setores da empresa, a Sipat teve  pleno êxito e com um número recorde de participação.

Na programação de segunda a quinta-feira,  a partir das 19h, foram proferidas palestras abordando diversos temas como Ergonomia, com Rudy Bichuetti; Drogas,  proferida pelo delegado Rafael Jorge; Prevenção de Acidentes, tema desenvolvido por André Palvas e Orçamento Familiar, com a presença do casal, Fabiana e Isan Magnabosco.  

O último dia foi de festa e confraternização, com destaque maior para a premiação dos grupos vencedores da Gincana da Sipat, que arrecadou 538 quilos de alimentos, 143 litros de óleo, 134 pacotes e mais 357 peças de produtos de higiene e outros ingredientes. Foi este o resultado:

1º lugar - equipe  Controladoria, com 887 pontos;

2º lugar - equipe Operações, com 819 pontos;

3º lugar - equipe Laticínios, com 502 pontos e

4º lugar - equipe Agropecuária, com 441 pontos. 

 

Destaque ainda para as apresentações do show de talentos apresentado por Adriano Cruvinel, Ravana e Camila  e pela dupla, Zé & Zinho, que arrancaram  aplausos do público;  para a premiação do Concurso de Desenhos feitos pelos filhos dos colaboradores, que através de imagens retrataram a  segurança dos pais no trabalho e para a entrega de prêmios aos contemplados com os sorteios de brindes oferecidos pelos parceiros e  também pelo Laticínio Scala. 

 

Sipat comemora sua maioridade

Hebe Noventa, Analista de Recursos Humanos e membro da CIPA, que auxiliou nas atividades durante a semana, faz uma avaliação altamente positiva do evento. “A Sipat comemora sua maioridade, 18 anos, e é de suma importância realizar este evento. Na verdade esta semana serve para evidenciar o trabalho de prevenção que é feito durante os 365 dias do ano”, afirma, destacando a união e dedicação do grupo organizador.

“- Vivemos Segurança” o ano inteiro, porque estamos sempre buscando a melhoria continua das condições de segurança, esse é um trabalho conjunto, cada um tem que  fazer a sua parte”, afirma, destacando a participação recorde dos funcionários. “É de extrema importância a participação de todos, porque essa é  a forma que temos de nos aproximarmos em um momento descontraído e agradável para falar de um assunto sério e vital para a vida da empresa e do nosso colaborador. “O trabalho da CIPA é constante, e temos que contar com o apoio uns do outros”, esclarece. 

Esse apoio - destaca Hebe - está, por exemplo, na cobrança do uso de um  EPI por parte de um colega, no cuidado com a saúde, com o bem estar e o bom ambiente de trabalho, assim como a responsabilidade de cada ação realizada. Enfim, Segurança é uma ação conjunta, todos somos responsáveis. Uma empresa como a nossa, que valoriza a segurança se mantêm forte, valoriza seus colaboradores, assim como suas famílias e a sociedade. Portanto, esses momentos não são feitos apenas para a atuação na  empresa, mas para o desenvolvimento da pessoa como um todo”. 


O investimento na saúde do trabalhador

Para Lílian Cristina Fernandes coordenadora geral do núcleo de Recurso Humanos, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho  (SESMT), coordena uma equipe de profissionais para trabalhar diretamente com a segurança. “Contamos com uma equipe altamente competente, são três técnicos em segurança do Trabalho, Anderson  Thiago  Araújo,   José Roberto Tansini e Stênio Sameshima, duas auxiliares cuja responsabilidade maior é se ocupar da saúde e da proteção dos trabalhadores da empresa”, informa, destacando a preocupação da empresa com o tema. 

“- O Scala está sempre preocupado com a segurança e sempre dando um passo à frente. A partir do ano que vem teremos  um engenheiro em segurança e um médico do trabalho efetivo , isto é, o SESMT está ampliando os seus trabalhos de forma permanente e efetiva. E não é só a preocupação dentro da empresa, mas também com os vizinhos e a cidade como um todo, para que possamos chegar a mais 50 anos com segurança”, afirma.

Lílian elogia, por fim, a participação dos funcionários. “Essa Sipat foi campeã em participação e isso mostra a satisfação e a conscientização dos agentes. Isso traduz o trabalho que vimos fazendo na segurança, isto é, é  o resultado da motivação e envolvimento que todos precisam ter, lembrando que essa atitude é de valorização mútua, a empresa valorizando seus funcionários e eles valorizando a empresa. Investir no ser humano é primordial, ele é a ferramenta da principal da nossa produção e qualidade”.

O físico e eletrotécnico, Stênio Sameshima, também formado em Segurança do Trabalho,  com  seis anos de serviços na área em empresas de grande porte, inclusive, com experiência internacional, que  ingressou no Scala  há cerca de três meses, elogia a estrutura que encontrou na empresa. “É uma empresa que zela muito de sua mão de obra, valoriza os profissionais, dá oportunidade para aqueles que desejam realmente crescer dentro de uma organização”, avalia. 

Outro ponto salientado por Stênio é o investimento do Laticínio Scala com a capacitação de sua mão de obra e com a relação interpessoal. “Vejo que o Scala é uma grande empresa que preserva o estilo do interior pela relação interpessoal entre os colaboradores. E esse relacionamento humano é muito importante  nos dias de hoje”, destaca, ao lado do técnico Anderson Araújo,  que completa: “Estou há treze anos e há sete anos sou técnico em segurança e vejo que a empresa vem trabalhando  ano a ano para melhorarmos cada vez mais a prevenção, tanto na saúde física quanto  psicológica”. 

 

Todas as noites, sorteio de brindes entre aos participantes e no encerramento não foi diferente e a torcida foi grande para ganhar cada um dos brindes sorteados, entre eles, panelas elétricas, cafeteiras elétricas, aparelhos de jantar, tablets, TV Led 32', Som portátil; celulares Smartfones, Microondas, dentre muitos outros, todos vindos de fornecedores, parceiros e do próprio Laticínio Scala.