Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

TJP/Sak's e IDB Veteranos são campeãs do Copão de Férias

Edição nº 1557 - 10 de Fevereiro de 2017

O Ginásio Marquezinho 'lobou' de gente, como diz nosso bom mineiro, na última sexta-feira 3 para assistir a duas finais emocionantes do Copão de Férias 2016/17. Um público estimado em 2 mil pessoas viram dois grandes jogos. De um lado, o Copão A consagrou a persistente equipe do TJP/Sak's, que bateu por um placar inimaginável de 5 a 0 a invicta e excelente equipe da Termir Terraplenagens, que chegou invicta à final. 

O técnico Kiko não acreditou no que estava assistindo. Interpretou de forma inusitada o grande show do time adversário. “Não sei, não sei o que aconteceu... Sinceramente, inacreditável. Mas a gente errou num  momento em que não podia errar. Fizemos um campeonato perfeito e na final erramos na marcação. Parece que deu um branco na equipe, estava irreconhecível em quadra. É claro que o mérito é deles, jogaram muito bem, mas nossa equipe, infelizmente, não se encontrou. Então, é isso, não desmerecemos o TJP. Um time muito forte, que há muito tempo busca este título e a hora deles chegou. Mérito deles. Estão de parabéns”, analisou.

TJP e Termir fizeram a final mais aguardada da noite, a do grupo A, surpreendeu a todos. De um lado, a favorita Termir Terraplanagem, que chegou à final como líder da tabela, levando apenas um empate durante o campeonato. De outro, a TJP/Sak´s, que depois de classificar em terceiro lugar, derrotou a tricampeã consecutiva, Atlético/Visafi por 3x2, na semifinal e bateu de goleada a Termir Terraplanagem na final. Foi pro abraço, alegria, alegria na consagração de conseguir o primeiro título no Copão de Férias!! 

TJP/Sak´s ficou também com o título de Melhor Defesa, com o atleta Clarkson Leandro, com 10 gols. O título de Artilheiro fico com o atleta  Milton Caixeta Júnior, da Circuito, com 11 gols. Atlético/Visafi ficou com o terceiro lugar e Circuito FC, o quarto lugar. Skina que participou do grupo A pela primeira vez, caiu para o grupo B. 

O grupo B abriu a noite com a preliminar entre as equipes, H-Romeu e IDB Veteranos, num jogo que rendeu nove gols. Com uma diferença de cinco gols, IDB Veteranos soltou o grito é campeã, 7 a 2. Haja coração e haja gols para serem festejados!! 

IDB Veteranos ficou também com o título de Melhor Defesa para o atleta Nathan Ramalho, com 18 gols, e o de Artilheiro, com Douglas Justino com 15 gols. Na próxima temporada IDB passa a fazer parte da elite do futebol. 

 No grupo B, Os Lobões/BDS classificaram-se em 3º lugar e sobem automaticamente para o Copão A; em quarto lugar classificou-se a equipe Ousadia & Alegria, que desce para a categoria B.  

 

O que disseram os técnicos

Marcelo Oliveira, técnico da equipe campeã afirmou ao ET que sua equipe fez o jogo perfeito. “Sabíamos que teríamos que fazer um jogo perfeito, pois a equipe adversária vem jogando junto há uns quatro anos seguidos, estão entrosados. Mas nós também fizemos bons jogos na primeira fase, mesmo perdendo, inclusive pra eles por 2x1. Erramos muitos gols nos jogos da classificação e sabíamos que se jogássemos com a mesma intensidade da primeira fase e finalizássemos melhor, sabíamos que tínhamos chances de ganhar. Nossa vontade era grande. A maioria dos meninos nunca ganhou um campeonato. O Afrânio, que é experiente e   que faz um bom trabalho no esporte, mesmo perdendo várias finais, nunca desistiu de ganhar e ficou aí firme. Então, vejo o nosso jogo hoje, como perfeito. O nosso goleiro trabalhou quase que nada, porque a bola não passava na nossa zaga e este placar ninguém no ginásio esperava, nem nós”, disse, ainda surpreso. 
E o também técnico da equipe, Marcelo Santos, reafirma:  “Nem o mais otimista esperava um placar deste, porque a equipe Termir é uma das favoritas da cidade, é muito qualificada, tanto que perdemos pra eles na classificação.  Só que crescemos durante o campeonato e chegamos com garra, vontade de ganhar. Fizemos por merecer”. 
Saulo Feliciano, patrocinador da Termir Terraplanagem, sempre prestigiando o esporte sacramentano, veio de Belém (PA), para incentivar a equipe no Copão de Férias. A final, que poderia dar o bicampeonato à equipe, não deu. Veja sua análise: “O time entrou muito nervoso. Temos situação dentro da equipe que acabaram gerando uma ansiedade muito grande. O jogo foi decidido nos dois primeiros gols. Depois disso deu uma igualdade muito grande na qualidade das equipes, mas os dois primeiros gols fizeram com que a equipe não superasse mentalmente a pressão que houve em cima deles. A pressão foi muito forte e acabou mexendo um pouco com a auto estima deles”, afirma e parabeniza a equipe campeã. “Um mérito muito grande do TJP que tem um excelente time, o Afrânio, um apaixonado pelo esporte e todos os atletas de qualidade. O mérito não foi só de vencer o adversário, mas pela excelente equipe. Estão de parabéns!”, cumprimentou.
Elias Inácio Alves, técnico do IDB Veteranos, campeão do B, elogia a organização. “Mesmo tendo pouco tempo, o Copão foi muito bem organizado. Começou com o pé direito e por isso parabenizo o Wantuil, fazendo uma avaliação positiva do evento. Nossa equipe correspondeu às expectativas desde o início, trazendo o seu talento pra dentro de quadra. Perdemos um jogo, abalaram um pouquinho, mas logo se reergueram e agora coroamos com o título. Toda a equipe brilhou e no próximo Copão A, estaremos aí com a mesma garra”.
A arbitragem - Mais uma vez ficou com Wesley Chicão e Douglas, que apitaram praticamente todos os jogos. “O Copão de Férias foi do início ao fim um campeonato tranquilo, muito bem organizado pelo subsecretário Wantuil. Em relação às equipes, notamos um comportamento de muita disputa, porém de respeito entre os atletas, de obediência e aceitação das regras. Foi um campeonato muito bom, jogos pegados, mas em quadra foram muito bons. Parabéns às equipes campeãs!”, avaliou Chicão.
Wantuil Fróis avalia Copão de Férias
O subsecretário responsável pela pasta de Esportes do município, Wantuil Fróis, assumiu em janeiro o cargo e deu mostras de liderança e competência ao organizar, mesmo em tempo exíguo, um excelente Copão de Férias, um dos eventos esportivos de futesal mais tradicionais da cidade. “Tivemos que trabalhar um pouco mais em função do tempo escasso que tínhamos. Felizmente conseguimos organizar, mesmo com algumas equipes ficando de fora. Mas o resultado nos deixou satisfeitos. As equipes, muito bem preparadas, estão investindo muito, o que é bom. O futesal tem crescido muito e, para o esporte isto é muito bom”, avaliou, explicando como foi feita a seleção das equipes. 
Finalizando, Wantuil viu êxito no que foi proposto. “As equipes estão mais disciplinadas, pois o número de cartões vermelhos foi muito pequeno, um número muito grande de gols e, a presença muito boa do público, uma média  de 1.300 por jogo. O restante é trabalho, mas um trabalho que eu já fazia antes e que tem agradado”, avaliou.
  Sobre o calendário esportivo de 2017, Wantuil adiantou que o próximo evento será o Amadorão, previsto para o mês de abril, mas de acordo com o secretário virá muito mais pela frente. “Vamos voltar com a  participação no JIMI, (Jogos do Interior de Minas), temos o convite para participar da Copa Band de Futsal e vamos iniciar as conversas para formular o que e como vamos participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Mas o mais importante é o projeto do Governo no Esporte, que é um projeto sócio-esportivo, que visa o social para tentar minimizar o que vimos vendo acontecendo com os nossos jovens e adolescentes”.