Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

Jonas Sawan brilha no Campeonato Mineiro e na Copa Cerrado de Enduro 

O motociclista Jonas Sawan 30 subiu no mais alto do pódio, ao vencer a última etapa do Campeonato Mineiro e Copa Cerrado de Enduro FIM, na categoria Nacional Estreante  (NE), realizada em Patrocínio, no último sábado 4. Sawan venceu sete das oito provas disputadas no campeonato, que começou no dia 5 de março em Veríssimo, passando por várias cidades da região, até conquistar o título de campeão da categoria NE, em Patrocínio. 

A prova de endura tem a seguinte característica, conforme explica, Sawan: “Existem vários tipos, eu, particularmente, participo do Enduro de Velocidade, prova em que o competidor percorre o trajeto em trilhas com o menor tempo. Normalmente é feito com uma volta de reconhecimento e depois duas ou três voltas valendo o tempo. A quilometragem varia de prova para prova, mas dá em média 30km cada volta, a mais longa desse campeonato foi na cidade de Araxá, com 50 km cada volta”.

 

E esse é só  o primeiro título...

Amante de motos desde a adolescência, aos 15 anos já fazia trilha, mas só em 2013,  começou a participar de mini enduros onde havia premiação. “No ano passado foi criada a Copa do Cerrado e  eu decidi encarar o desafio”, relata Sawan, informando que devido a uma lesão no pé, parou  na primeira prova, só retornando um ano depois, até chegar em 2017, quando participa de seu primeiro  campeonato e título  conquistado, pilotando uma moto Nacional Honda CRF  230.

Finda a temporada 2017, Sawan já começa a se preparar  para a Copa do Cerrado de 2018 e, talvez, até do Campeonato Mineiro. “Da Copa do Cerrado, que é um campeonato regional, eu vou participar, quanto ao Campeonato Mineiro estou indeciso, porque dois campeonatos pesam no orçamento e não tenho ajuda a não ser da minha família. A boa notícia é que em 2018, subo para a categoria E4 Light  (Nacional pró)”.

 Jonas Sawan é natural de Jardinópolis (SP) e há 14 anos reside em Sacramento. Formado em Gestão Ambiental, pela Unifran, ele trabalha na empresa do pai, a RE Madeiras. É casado com a sacramentana  Cristiane Jerônimo De Santi. Entre muitos que representam Sacramento lá fora, Sawan é mais um a levar o nome da cidade ao mais alto do pódio.   Parabéns! E quem sabe não pinta um patrocinador... Todos na torcida.

 

 

Definidas as seis equipes da segunda fase do Ruralão

As  seis equipes classificadas para a segunda fase do Ruralão, Sete Voltas 1, Pinheiros     Tamanduá e Sete Voltas 2, pela chave A; Divisa e Fazendinha da chave B, nos três próximos domingos, 12, 19 e 26, disputam as duas vagas para a final do Ruralão, , prevista para os dias  3 e 10 de dezembro. 

Na chave A, consagração da Sete Voltas 1, invicta nos cinco jogos e líder com uma diferença de 6 pontos entre Pinheiros, o segundo da tabela com 9 pontos. Em terceiro e quatro lugares, Tamanduá e Sete Voltas 2, ambas com 7 pontos.  Na chave B, que contou com apenas quatro equipes, a liderança ficou com a Divisa com 6 pontos pelo critério de saldo de gols, porque o segundo e terceiro da tabela, Fazendinha e DER fecharam a primeira fase com 6 pontos também.  Especialmente, esse saldo conquistado pela Divisa  veio da maior goleada até agora no Ruralão, a equipe venceu a Fazendo Cipó com o placar de 12x1. 

Na segunda fase, as equipes jogarão no sistema de turno simples entre si dentro das respectivas chaves C e D.  Neste domingo 12, dois jogos, às 15h,  no campo de Sete Voltas, Pinheiros enfrenta  o Tamanduá e, no campo da Divisa, Fazendinha x Sete Voltas 2. 

 

Vem aí o Amadorão de Conquista

A partir do dia 26, a bola rolará na cidade de Conquista com o 25º Torneio Municipal de Futebol Amador. Ainda não foi divulgada a tabela, mas para a  primeira reunião  realizada no dia 3/11,  foram convidadas 13 clubes: União Sport,  Associação Atlética Conquistense; Conquista Sport; Barra Rica; IADHED; Delícias Conquista; Associação Atlética Usina Mendonça; Guaxima; Engenheiro Lisboa; Máster Conquista; Jubaí; Marcenaria Conquista  e Popular Futebol Clube. 

O Amadorão de Conquista abre também boas oportunidades para atletas de outras localidades. Pelo regulamento aprovado entre as equipes participantes, ficou decidido que cada equipe poderá inscrever até sete jogadores de outras localidades.

 O Campeão de 2016, União Sport Clube, abre o campeonato.