Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Esporte Local

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Atleta sacramentano vai jogar em Portugal

O jovem atleta sacramentano, Anderson Ferreira, o Mião 17, formado na categoria de base pelo técnico Wesley Nascimento (Chicão), há um ano contratado pelo Mirassol FC teve o seu passe vendido pelo clube ao ex-jogador do Barcelona e da seleção portuguesa, o meia Deco, hoje empresário e olheiro de jovens talentos. Com passagem garantida para o futebol Europeu, Mião comemorou a oportunidade agradecendo as aulas de seu técnico Chicão, na categoria de base do Areião. 

 “- O Deco viu o Mião jogando, acreditou no seu potencial, de um jogador velocista, se interessou por ele e comprou o seu passe. Estou muito feliz e torcendo por ele. Mião vai longe, se Deus quiser”,  comemora Chicão, recordando o início da trajetória do jovem atleta. 

“- Lembro-me como se fosse hoje, o  Anderson chegou pra treinar no campo do Areião (Juvêncio Bizinoto), não tinha nada, nem um calção adequado pra usar.  Chuteira e meias velhas e sujas... Começou a treinar conosco e a gente incentivando, ajudando. A gente saía, viajava para os amistosos nas cidades vizinhas e ele se recusava, porque não tinha dinheiro pra pagar a passagem. A família sem recursos, não tinha condições, são seis irmãos... Mas eu nunca o deixei de fora. Pagava pra ele, e paguei muitas vezes,  porque via desde o início que ele tinha potencial. Sempre acreditei nele e ele também acreditava em si mesmo. Sempre teve muita garra e buscava realizar o sonho de ser profissional, que era também um meu sonho, mandar um atleta para o profissional. E hoje, graças a Deus, o vejo subindo o primeiro degrau  e fazendo sucesso”, comemorou Chicão, revelando que outros sete atletas de sua escolinha mostram o mesmo talento.

E Mião fez a diferença no Mirassol 
Anderson Mião começou no Mirassol em 2016 e lá é chamado de Pelé. Disputou três jogos do campeonato da 1ª divisão sub-20. Anderson não marcou nenhum gol, mas seguiu no clube. Este ano  disputou 22 jogos, sendo dois pela  Copa São Paulo Juniores e 20 pelo Campeonato Paulista Sub-17.  O camisa 11 do MFC, se mostra um atleta bastante disciplinado,  nos 22 jogos disputados este ano soma 4 cartões amarelos, 1 vermelho e 15 gols. 
Filho de Débora e Anderson (Teleco), Mião deixou uma bela mensagem de agradecimento ao técnico Chicão, que se emocionou: “Chicão, há pessoas que marcam a nossa vida, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo. Você foi uma dessas pessoas! Os seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. (...) Muito obrigado pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Nós só podemos agradecer por ter feito parte das nossas vidas, e tenha certeza de que tudo o que aprendemos, vamos levar por toda a nossa vida. Ao nosso mestre, toda a nossa gratidão e carinho! Tmj, Abraços”. 
A Escolinha do Chicão está participando de dois campeonatos regionais, que reúnem as cidades de Pedrinópolis, Araxá tapira e Uberaba. 
Sacramento perde na semifinal, mas sai com saldo positivo
Não foi dessa vez. Sacramento não conseguiu passar pela semifinal, disputada no dia 1º último, na casa da equipe campeã de 2016 e favorita deste ano.  Coromandel repetiu o placar dos alemães contra o Brasil, na última copa, venceu a partida por 7x1. Resultado triste para a equipe sacramentana que vinha bem na copa. O único gol sacramentano na partida foi de Luiz Guilherme, no primeiro tempo, quando a partida ainda parecia equilibrada. No segundo tempo, Coromandel ‘tratorou’.  Campos Altos também não conseguiu passar, perdeu para Patrocínio  por 7x4. 
Apesar da derrota, Sacramento sai com um saldo altamente positivo. Está entre as quatro melhores equipes, entre as 25 cidades participantes da Copa Band Futsal Triângulo.
 Destaque-se ainda o apoio e investimento da equipe técnica da Secretaria de Esportes e,  sobretudo, a garra dos atletas, todos jovens trabalhadores, que não mediram esforços nem esmoreceram os ânimos em hora nenhuma. Até mesmo depois de um dia de trabalho e o enfrentamento de longas viagens como para os jogos em Iturama, no dia 10/08, a 350km de Sacramento  ou em  Coromandel, uma viagem de cerca de 250 km. Na viagem de Iturama, chegaram a Sacramento na manhã do dia 11. Coromandel idem.
 Que venha agora a classificação para o estadual, na etapa regional do JIMI, em Pitangui, entre os dias 6 a 10. 
Após a definição dos finalistas, o diretor Executivo da Copa, Rogério Zavanella na sua página www.zavacom.com.br elogiou: "Campos Altos e Sacramento com equipes formadas em sua maioria por jogadores locais, lutaram bravamente e mostraram muito valor. Levam nosso aplauso e respeito pela grande participação.” 
E Coromandel confirma favoritismo no primeiro jogo da final
A cidade de Coromandel recebeu, na terça-feira 5 a primeira rodada da grande final da competição. No confronto entre a equipe da casa e Patrocínio, quem levou a melhor foi Coromandel, que fechou a noite com o placar de 5 a 2. Mas a competição não acabou. A grande final será na terça-feira  12  com  o PTC jogando em casa... Tudo pode acontecer.
JIMI:  Futsal lidera chave A e o basquete não tem mais chances de classificação
Os atletas sacramentanos do basquete e futsal, desde a noite do dia 5, estão em Pitangui, na microrregião de Pará de Minas, cerca de 370 km de Sacramento, cidade sede da etapa regional Triângulo-Noroeste / Sudoeste-Oeste dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). 
Até agora a equipe de futsal vem fazendo bonito. Assumiu a  liderança   da chave A ao vencer os dois primeiros jogos:  7x3 contra Nova  Serrana (6/9)  e também 7x3 contra Campos Altos, no feriado do dia 7. 
A equipe faz o último jogo classificatório nessa sexta-feira 8, contra os donos da casa, que ocupam o segundo lugar na tabela.  Caso Sacramento vença, classifica-se em primeiro lugar para a semifinal  no sábado;  em caso de empate vai depender do saldo... E mesmo que seja derrotada, ainda assim está garantida a segunda vaga   para a semifinal. Considerando as três hipóteses, os meninos do Borá devem pegar na semifinal, a equipe de Arcos ou Formiga. 
No basquete, os atletas não tiveram a mesma sorte da etapa microrregional e começaram perdendo. No dia 6, jogo de estreia, Sacramento perdeu com uma diferença de 20 pontos para Arcos, 76x56; nessa quinta-feira 7, outra derrota contra Formiga, 62x45. 
Nessa sexta-feira 8, às 10h30, os meninos enfrentaram Patos de Minas, adversário que conhecem bem. Na etapa microrregional, na cidade de Frutal, em julho,  Sacramento perdeu o jogo de estreia, justamente para Patos de Minas, 53x50. As duas equipes se enfrentaram na final e Sacramento venceu com uma diferença de 8 pontos, 56x48, classificando-se  em primeiro lugar  com 12 pontos.
 No jogo de hoje, Sacramento pode até vencer os patenses, mas não tem mais chances; a equipe está em último lugar na tabela, liderada por Patos de Minas, em segundo lugar vem Arcos, empatado com Formiga em terceiro lugar e as duas equipes se enfrentaram hoje às 13h.  Classificam-se para a fase seguinte o primeiro e o segundo de cada chave. 
Veteranos do Areião fazem amistoso com o Prata
A equipe de Veteranos do Areão recebeu a equipe do Prata para um amistoso, no Estádio Juvêncio Bizinoto no domingo 3, mas o saldo para os anfitriões foi negativo: 3x1 para a equipe visitante. De acordo com Wesley Nascimento (Chicão), Sacramento começou bem, mas  nos primeiros 15 minutos perdeu três gols e o Prata saiu  na frente, 1x0. No finalzinho do primeiro tempo, os veteranos de Sacramento tiraram a diferença com um empate.  No segundo tempo, Sacramento entrou com tudo, mas não conseguiu balançar a rede, e o Prata numa tabela marcou o segundo. Ao final da partida,  os sacramentanos, já cansados, não tiveram mais como lutar, o  Prata fez o terceiro, fechando o placar final em 3x1.
Os Veteranos de Sacramento jogaram com (Em pé), Ronair (destaque na partida), Manso, Rogério, Tuzinho, Maraca, Val,   Adilson. (Agachados), Luquinha, Chicão, Rodrigo, Niquimba, Carioca, Daniel, Divininho. 
Mas,  a derrota foi apenas na partida, porque depois foi só festa...

AABB e Mariano saem na frente no Campeonato Society
AABB e Esporte Clube Marianos saíram na frente na primeira rodada do Campeonato Society realizado no sábado 2.  Os dois jogos terminaram com o placar de 2x1, com vitória da AABB contra o Areião e, do EC Mariano contra Imperial Cafeteria. 
Neste final de semana mais duas rodadas. Nessa sexta-feira (8), a partir das 18h40, na AABB, dois jogos: EC Mariano x Treze de Maio e, PM Rifaina x Areião. No sábado (9), no STC (Praça de Esportes), a partir das 16h, mais dois jogos: Carequinha Bar x Conquista e, Engenheiro Lisboa x Imperial Cafeteria.
Os jogos serão disputados às sextas-feiras às 18h40 e 19h40 e aos sábados às 16 e 17h. Excepcionalmente, nessa terça-feira 12, serão realizados os dois jogos do dia 1º, remarcados para o dia 12. Às 18h40, João XXIII x Treze  de Maio  e às 19h40, AABB x PM Rifaina.
E na sexta-feira (15), Carequinha Bar x AABB e, Engenheiro Lisboa x Treze de Maio.