Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Liga Sacramentana de Poker realiza primeiro torneio

Edição nº 1454 - 27 Fevereiro 2015

Com 120 pontos, o jovem Lucas Renó sagrou-se campeão da primeira etapa do I Torneio de Poker, edição 2015, organizado pela Liga Sacramentana de Poker – LSP, realizado no domingo 22, no Poliesportivo Marquezinho, com a participação de 30 jogadores. A classificação desta primeira etapa ficou assim:  Lucas Sallum é o 2º colocado, com 80 pontos; Daniel Negrette, o 3º, com 60 pontos; em 4º e 5º lugares  com 50 pontos, André Franzói e Henrique Crema. O ranking completo pode ser consultado no sitio:  www.gumaluf.wix.com/lspoker 

Presidida pelo jornalista Gustavo Portella Maluf, a LSP foi criada, segundo ele, por conta da quantidade de amantes da modalidade na cidade. “Como em Sacramento temos muitos praticantes do esporte, vimos a oportunidade de criar a liga e organizar este primeiro evento”, justificou, ressaltando sua abrangência. “O legal do poker é que se o participante tiver acima de 18 anos, independente de sexo, todos podem participar”.

Deixa claro Maluf que o Poker não está na lista dos jogos de azar. “O poker é um esporte que, por ser jogado com cartas de baralho, ainda tem um certo preconceito, mas não é considerado um jogo de azar. Ele exige do jogador habilidade matemática, habilidade para ler o oponente. Tem a questão da sorte, mas é mais um jogo de habilidade, de estudo, de análise...”, disse, ressaltando que o Poker foi reconhecido  como 'esporte da mente', em 2010, pela Federação Internacional de Esportes da Mente (IMSA) e em 2012 foi reconhecido pelo Ministério dos Esportes no Brasil.

O torneio será disputado em cinco etapas. As quatro primeiras classificatórias, com os nove melhores jogadores participando da final, dia 13 de dezembro. A segunda etapa será no dia 12 de abril. “Todos concorrem a uma premiação, tirada do valor da inscrição. Ninguém aqui está apostando dinheiro, todos pagaram uma inscrição e, no final, o campeão receberá R$ 2 mil, o troféu da liga e um ticket para representar Sacramento no torneio em  Ribeirão, um dos maiores eventos de poker da região”, informou.

O torneio da Liga Sacramentana segue a  regra oficial do Poker Texas Hold'em, em conformidade com a Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH). 

 

Poker é diversão e lazer 

Dulcineia Marques Renó e José Teófilo Borges Renó são amantes do baralho, seja no truco ou no poker. E lá estavam os dois na primeira etapa da LS Poker, cujo filho Lucas foi campeão. 

“- Isso vem de muito tempo, em casa, como uma confraternização entre amigos ou como uma terapia. Toda segunda-feira temos um encontro marcado para um joguinho. Conhecemos as manias de cada um, as brincadeiras, enfim, com as cartas vamos consolidando amizades”, afirma, e o marido completa:

“Temos uma turma de 18 amigos há quase dez anos, e não é um vício, ninguém se aproveita para ganhar dinheiro em cima disso, é mesmo amizade, companheirismo. Enquanto todos estão nas redes sociais, internet, nos estamos nos divertindo, jogando e papeando. Na mesa de jogo é terminantemente  proibido o uso de celular. Como é um jogo individual, cada um joga por si, mas vão surgindo brincadeiras, apelidos.  Enfim, eu  considero uma atividade saudável e a amizade vai se consolidando”. 

Francisco (Chico) Franzoi é o mais longevo dos jogadores de poker e é uma paixão antiga, conforme declara: “Não sou um jogador dos tempos da juventude, jogo há uns dez anos”, afirma e brinca: “Eles acham que é só menino que joga? Não. Os velhos aqui somos o Renó e eu, e ele ainda é novo, mas eu me sinto bem com a meninada. Isso para mim, na minha idade, nem é esporte, é lazer, diversão e mexe muito com a mente”.   

 

Para Lucas Renó (foto),  ganhar a primeira etapa da LSP foi excelente. “Além de adrenalina e emoção de cada jogada, a vitória veio para mostrar a que veio a Liga” disse, agradecendo o apoio.  “Agradeço carinhosamente a meus pais, à torcida, aos organizadores do evento por nos proporcionar uma tarde tão gostosa de poker", disse o campeão da primeira etapa.