Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretaria de Educação realiza encontro com profissionais

Edição nº 1556 - 03 de Fevereiro de 2017

A Secretaria Municipal de Educação reuniu todos os trabalhadores da educação, no auditório da Casa de Cultura Sergio Pacheco, na quarta feira 1º, para um encontro de retorno às aulas e ao trabalho aos profissionais que estão retornando das férias e àqueles que ingressam pela primeira vez no magistério municipal. 

Na sua mensagem, a secretária Cibele Magnabosco manifestou as boas-vindas aos trabalhadores da educação lotados na rede municipal, augurando a todos um ano de profícuo trabalho, muito empenho e dedicação dos profissionais. “Para cumprir essas metas, vocês terão total apoio da Secretaria de Educação do município”, frisou, apresentando os novos diretores das escolas municipais, pedagogos e demais servidores do corpo administrativo das escolas.  

Foram escolhidos os seguintes diretores:

EM João Cordeiro (Marilda Ferreira Borges de Souza e vice Reder Melo)

EM Luiz Magnabosco (Elisângela Cristina de Oliveira e vices Arlete M. Silva e Eliana L. Barbosa)

EM Sílvia Vieira (Gislene Aparecida Almeida Silva e vices Ana Maria Gonçalves e Ester Magnabosco)

Creche Aparecida Cerchi Loyola (Keula Pires dos Santos)

Creche antiga Alexandre Simpson (Marilice dos Anjos Afonso Oliveira)

EM Coronel Júlio Borges – Jaguarinha (Jaqueline Alice da Costa e vice Betania Manzam Vieira)

EM Djalma Afonso do Prado – Divisa (Maria Aparecida Orlando)

EM Maria Sant'Ana – Quenta Sol (Ivânia Maria da Silva Carvalho e vice Neidilene M. Gomes Rosa)

EM Naná Kubistschek – Jaguara (Tatiane Melo Miguel).

Questionada pelo ET por que os diretores não foram escolhidos através de eleição direta pela comunidade escolar (professores, alunos e pais), Cibele afirmou que a secretaria cumpriu a lei em vigor. “A Lei 1.451, de autoria do ex-prefeito Bruno Cordeiro, de 3 de fevereiro de 2016, votada e aprovada pela câmara da época, estabelece no seu artigo 73, § 2º, o seguinte: 'O diretor e o vice-diretor das unidades de ensino serão nomeados pelo Chefe do Executivo Municipal, por sua livre escolha, podendo acolher componentes de lista tríplice apresentada pela respectiva comunidade escolar'”, disse.

Fizemos opção por essa escolha indireta, buscando profissionais capacitados, quase todos efetivos, comprometidos com a educação e com a escola que vão gerir. Tenho certeza de que vão realizar um brilhante trabalho como diretores. Portanto, não é só a parte política, mas sobretudo o perfil do diretor. Tenho 100% de confiança de que todos os escolhidos são pessoas capacitadas para o cargo, conhecem  o local de trabalho, a realidade da escola,  por ali terem sido professores, supervisores e até vice-diretores. São profissionais que realmente estão aptos para o cargo”, reconheceu.

Disse mais a secretária que os professores da rede município recebem salário de acordo com o piso nacional recomendado, além das vantagens se for lotado em alguma das escolas rurais. “Esses professores da zona rural, além do transporte têm direito a hora 'in itinere' de acordo com o trajeto percorrido e o ir e vir, acrescidos ao salário base”, observou, salientando que o prefeito Wesley expediu decreto reajustando os salários de acordo com o índice nacional estipulado, retroativo a 1º de janeiro”.

Por fim, Cibele se confessa satisfeita e realizada à frente da Secretaria. “Minha vida é a educação, uma coisa que eu gosto, é claro que não é fácil comandar tantas pessoas, mas acredito muito no potencial das pessoas, todos são educadores e temos a comunidade escolar, os pais que nos dão muito apoio”, concluiu.