Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Estudante sacramentana apresenta pesquisa em Congresso na Espanha

Edição nº 1580 - 21 de Julho de 2017

A sacramentana Flávia Helena Pereira, estudante do 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participou do VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM 2017),  realizado em Madrid, entre os dias 8 a 15 de julho,  onde apresentou um trabalho sobre  o uso da tecnologia no ensino de Estatística.

De acordo com Flávia, a pesquisa que abordou o uso da tecnologia no ensino de estatística, feita entre julho de 2015 e julho de 2016, objetivou verificar o aprendizado e aceitação dos alunos quanto à representação gráfica de dados, considerando os conceitos de dispersão, assimetria e custos (que são conceitos estatísticos), a partir de duas metodologias. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de licenciatura em Matemática da UFTM, que já haviam cursado ou estavam cursando a disciplina de Probabilidade e Estatística, e com os alunos de Mestrado em Educação da UFTM.

“- Após a realização das atividades, aplicamos um questionário, onde cada aluno opinou sobre a realização da atividade. Concluímos que os alunos mais jovens optaram pelo uso da tecnologia na realização das atividades, e todos disseram ter uma boa aceitação quanto ao uso do software. Os alunos que optaram pelo uso do software como ferramenta de ensino, sem abrir mão da metodologia tradicional, estão com uma média de idade considerável, acima dos alunos que optaram somente pela tecnologia”, concluiu Flávia.

Sobre a fantástica experiência, Flávia revela que se sentiu muito feliz. “Me senti muito feliz, uma vez que é um trabalho de iniciação científica e que estava sendo avaliado com trabalhos de 1600 inscritos de vários países, entre graduandos à pós doutores”, comemorou.

Flávia Helena é filha do professor Carlos Mayer Pereira e Diolinda Maria Pereira. 

 

Forma diferente de ensinar

Para o orientador do trabalho, o professor pós-doutor,  Ailton Paulo de Oliveira Júnior, participando pela segunda vez do Cibem, o uso do software R no ensino de estatística é uma maneira de ensinar o aluno de forma diferente sem deixar de ser educativo. “Acreditamos que devemos aplicar um diferencial tecnológico em sala de aula, sem deixar de ser educativo, mantendo assim o aluno interessado e o professor com o controle, não só da sala de aula, mas também das ferramentas à disposição para levar conhecimento”, observou.

Atualmente Ailton Paulo trabalha na Universidade Federal do ABC, campus Santo André, no Centro de Matemática, Computação e Cognição. (Colaboração, Jorn. Marília Mayer Pereira)