Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Móvel Sesi/Senai forma 436 alunos em 13 cursos

Edição nº 1573 - 02 de Junho de 2017

A noite da sexta-feira 26 foi de alegria e realização para 436 alunos concluintes de cursos da Escola Móvel Sesi/Senai que receberam seus certificados nas áreas de Auxiliar administrativo, Atendimento ao cliente, Secretariado, Educação Ambiental, Costureiro do Vestuário, Confeiteiro, Eletricista Predial, Mecânico de Motos, Pedreiro e cursos de artesanato, Patch work, Patch Aplic, Trançado de fitas e Boneca Evea, alguns deles já com empregos garantidos.

A avaliação da diretora Joana D´Arc Oliveira Furtado, gerente da Escola Móvel e Cozinha Brasil   foi das melhores. “Esse dia para mim é sempre o mais feliz, por ver a alegria de cada jovem que concluiu o curso. O saldo foi muito positivo, porque já tivemos alunos requisitados por empresários da cidade e tenho a certeza de que cada um terá a sua oportunidade”, avaliou, fazendo um destaque para o curso de costura. “Tivemos alunas que nunca tinham pego numa máquina de costura e brilharam, tiveram excelentes notas, porque no curso se ensina tudo, até pedalar a máquina”. 

Joana D'Arc ficou também satisfeita pela matrícula apresentada nos cursos. “Alguns cursos não tiveram todas as vagas preenchidas e elas foram abertas para alunos já inscritos. A desistência também não foi expressiva e todas justificadas. “Alguns desistiram por problemas de saúde e também pela incompatibilidade de horário entre o trabalho e o curso, além de um caso de aluno que começou a trabalhar. A vaga saiu e pra não perdê-la, proferiu deixar o curso, o que é compreensível”.

 Prestigiando a formatura, o Prefeito Wesley De Santi de Melo, vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Altamir Rosso, vereadores, secretários de governo e familiares.

 A importância da formação profissional e a busca do conhecimento foram os destaques nos dicursos proferidos pelo presidente da Câmara Pedro Teodoro e pelo presidente da Fiemg, Altamir Rosso. O prefeito Wesley De Santi de Melo se disse  feliz e satisfeito por  ver tantas pessoas correrem atrás de seus sonhos, buscando conhecimento, e que agora saem  com um diploma do SESI/SENAI, comprovando  que estão preparados  para o mercado de trabalho. O prefeito agradeceu também a toda a equipe da escola móvel.

 

Alegria na conclusão do curso

Entre os formandos, três pessoas da mesma família, a mãe, Maria Alexandra Barbosa Felipe e seus dois filhos, José Carlos e João.  Ela, que fez o curso de Artesanato e Educação Ambiental, se confessou muito feliz. “Não sei nem como falar, foi maravilhoso. Fiz o curso Técnico de Nutrição em Uberaba e pensei que nunca mais poderia fazer outros cursos. Foi nota mil e minha felicidade é maior, porque meus dois filhos formam também”, comemorou. Os filhos concluíram os cursos de Mecânica de Motos e de Eletricista.

  Wander Gomes de Moura concluiu o curso de pedreiro e já trabalhava no ramo. “Eu trabalhava de ajudante nas obras, mas agora sou pedreiro. Curso muito bom, excelentes instrutores e peguei firme e agora vou me dedicar a essa área, me aperfeiçoar com outros cursos do ramo”, afirma, ao lado do instrutor Marcos Vinícius da Silva, que elogia: “Wander se destacou na turma, pela facilidade em executar as tarefas, é um profissional”.

 Alex Dias, do curso de Elétrica, descobriu o gosto pela profissão no curso, pois nunca havia trabalhado na área. “Quando eu vi a relação dos cursos decidi que faria o de eletricista e valeu a pena. Aprendi muito mais do que esperava aprender e me surpreendi com o que adquiri de conhecimentos em um mês, agora, vou seguir nessa área”, afirma, recebendo também elogios do instrutor Gilberto Magalhães. “Alex teve um desenvolvimento muito grande no curso e agora esperamos que ele pegue o que aprendeu e siga na profissão, ele tem potencial para isso”.

Flávio Rodrigo Rezende é o mais novo mecânico de motos da cidade e na entrevista foi logo revelando: “Eu era mecânico de diesel, agora sou mecânico de motos. Gosto de motos e sempre tive curiosidade, e quando saíram os cursos decidi na hora, e a partir do terceiro dia já me apaixonei pela mecânica de motos. Diesel nunca mais. O curso é muito bom, é muita tecnologia, que acaba fazendo a gente saber mais e mais. A cada momento é uma novidade”, afirma Flávio, que até agora, na Escola Móvel do Senai, obteve a maior nota já tirada nos 56 cursos ministrados, 88 pontos, e garante que vai se empenhar. “O instrutor me incentivou muito a fazer outros cursos e vou correr atrás, porque é nessa área que quero investir”.

Maria Aparecida Louvac enche de elogios a aluna do curso de costura, Marlenlúcia Santana que em 100 pontos, obteve  94. “Ela chegou tímida e se revelou durante o curso, tem tudo para ser uma grande costureira”, afirma, ao lado da aluna Marlenlúcia, que revela: “Eu não sabia pedalar, não sabia sequer  fazer uma barra. Essa escola trouxe muita coisa de bom pra Sacramento, porque eu aprendi realmente a costurar, cortar, arrumar/ajustar roupas, e no final fizemos roupinhas para doações. Estou muito feliz é felicidade demais pra mim”, festeja.

De acordo com a instrutora Maria Aparecida Louvac, as alunas do curso de costura fizeram 39 conjuntinhos e 30 peças avulsas, que serão destinadas às crianças das creches.