Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começam as aulas na Escola Móvel Sesi Senai

Edição nº 1568 - 28 de Abril de 2017

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos que estão fora do mercado de trabalho, a Escola Móvel Sesi Senai iniciou na manhã dessa terça-feira 25 a capacitação de mais de 400 inscritos em diversas áreas profissionais. A aula inaugural aconteceu às 10h com a presença dos alunos, professores e várias autoridades. Entre elas, o prefeito Wesley de Santi de Melo, o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rezende, vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, vereadores, secretários de governo e convidados. 

Na oportunidade, a diretora da Escola Móvel, Joana D´Arc Oliveira, apresentou aos presentes as dependências da instituição com uma rápida explanação dos cursos que estão sendo administrados até o final do mês  de maio:  auxiliar administrativo, atendimento ao cliente, secretariado, educação ambiental, costureiro do vestuário, confeiteiro, eletricista predial, mecânico de motos, pedreiro de alvenaria, cursos de artesanato, patch work, patch aplic, trançado de fitas e boneca em EVA. 

A escola, além das salas de aula totalmente equipadas para a teoria e prática, conta com uma tenda específica para a prática do curso de pedreiro, onde será construída uma casa. Acompanhados dos professores os alunos receberam as boas-vindas da diretora Joana D'Arc, com palavras de incentivo à formação profissional que cada um estaria recebendo e, também, do prefeito Wesley De Santi, uma palavra de incentivo.

Para a realização dos cursos, além da parceria da prefeitura no fornecimento do local, energia, água e lanche, houve parceria também com o Sine, que fez as inscrições.  

 

“Agarrem isso aqui com unhas e dentes...

Falando aos alunos e aos presentes, a diretora Joana historiou a criação da escola em 2011, para atender os municípios que não têm unidade do Sesi Senai. “A escola foi criada para dar oportunidade a mais e mais pessoas. É uma escola absolutamente inclusiva. Aqui atendemos pessoas, independente de sua condição social, idade e grau de escolaridade com cursos inteiramente gratuitos”. 

De acordo com Joana, a Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), não tem ligação com o governo do Estado. “A Fiemg é uma entidade privada, mantida pelas indústrias do Estado que tem como um de suas ações a oferta de diversos cursos profissionais que visem fortalecer as indústrias mineiras”. 

A Fiemg conta com duas unidades móveis para percorrer entre as 853 cidades do Estado os municípios que não são contemplados ainda com escolas fixas. “Se estamos em Sacramento hoje é porque houve vontade política. O prefeito Wesley buscou e conseguiu junto com a Fiemg Regional, través do gerente Altamir Rosso, que estará aqui no encerramento dos cursos, essa possibilidade”. E destacou os resultados. 

“Nestes cinco anos, tenho plena convicção dos resultados positivos do trabalho que a gente faz. No final, todos saberão o valor do nosso trabalho, cujos cursos são todos focados na prática. Aqui é uma escola como outra qualquer. Aqui vocês serão ensinados, avaliados, aprovados ou não, porque depende da dedicação de vocês, porque capacidade todos vocês têm”. 

Falando da importância dos cursos, destaca: “Todo mundo quer trabalhar, quer produzir, quer emprego e, se está difícil para quem tem  capacitação, imaginem para quem não tem? Essa é a oportunidade de vocês. Agarrem isso aqui com unhas e dentes”, conclamou e agradeceu a oportunidade de a escola estar na cidade. 

De acordo com a diretora, em parceria com a Prefeitura, será criado um link para que os empregadores possam  conhecer a dinâmica dos cursos e  o que os alunos estarão sabendo no final do curso. 

Dando as boas-vindas aos alunos, o prefeito Wesley De Santi enalteceu a importância de se buscar o conhecimento para se tornar um profissional qualificado no mercado. “Em nome do povo de Sacramento, agradecemos por essa escola na nossa cidade. Estamos aqui como instrumento para trazer oportunidades como essa para o povo. Dias melhores virão, porque a capacitação abre portas e vocês estão aqui porque estão em busca disso. Tenham sucesso nessa nova empreitada”. 

 

Alunos têm boas expectativas

No local, o ET conversou com três alunos, Saulo Henrique Borges, do curso de Instalações Elétricas, justamente na área em que atua. “Quero me aperfeiçoar na profissão. Essa é uma oportunidade muito boa para gente aprender mais. Já trabalho na área há 14 anos, mas é sempre bom aprimorar”, afirmou.

 

 Edmilson Dantas de Souza, do curso de mecânica de moto, já se imaginava desmontando uma das motos Yamaha na aula prática. “Pretendo ter a minha moto e vai ser bom aprender. Queria fazer também o curso de eletricista, mas além de não poder fazer dois, não tinha mais vagas”, lamentou.