Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Alunos do Instituto Madiba apresentam peça teatral

Edição nº 1580 - 21 de Julho de 2017

Os alunos do Instituto Madiba (foto), que fazem o curso do IOS, apresentaram na tarde do último dia 14, a peça teatral, Desencontros e Reencontros, criada por eles próprios, sobre o tema, Família. Ensaiada pelo diretor José Luiz da Cunha (Zinho), os adolescentes demonstraram postura e segurança no desenvolvimento do espetáculo, apresentado para um grupo de convidados. Logo a seguir, o professor Joaquim Juraci Faria de Oliveira fez uma reflexão sobre o tema. 

Em entrevista ao ET, ao ser questionado se o trabalho apresentado pelos estudantes representava uma das alternativas para melhorar a escola atual que, segundo ele, está superada, falida, o professor justifica que sim. “O jovem é protagonista dessa ação. É muito melhor para eles fixarem aquilo que refletiram, que escreveram, que pensaram, quando eles mesmos são atores do processo. É muito mais fácil para eles a assimilação do que aquele conteudismo do professor que fica de pé diante deles tentando transmitir ensinamentos. Quando eles são autores e gestores desse processo, acredito, tem muito mais sedimentação desse saber”, afirmou.

Segundo o professor, quando o jovem participa e vivencia o tema, ele não trabalha apenas com a sua dimensão racional. “O jovem joga tudo. Ele vem com sua emoção, com seus problemas, suas dificuldades, com suas potencialidades e aí retomamos o verdadeiro sentido da palavra educar, que, etimologicamente, 'é tirar para fora'. E nós passamos gerações e gerações acreditando que educar era jogar para dentro. Era um monte de conteúdo que o aluno tinha que aprender, quando na verdade, ele se sente muito mais à vontade, numa relação muito mais prazerosa, quando  a gente os estimula a jogar para fora o seu potencial, as suas inquietações, os seus problemas, os seus sonhos. Educação é isso: ajudar na construção dos sonhos”, interpretou o professor.