Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Aditamento do Fies começa dia 9

Edição nº 1552 - 06 de Janeiro de 2017

O  Ministério da  Educação abrirá  o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) a partir de 9 de janeiro, para facilitar a vida dos estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e evitar os transtornos que os alunos enfrentam todos os semestres para concluir seu processo de aditamento. As instituições de ensino superior já podem iniciar os processos de renovação que, posteriormente, deverão ser validados pelos estudantes.  O prazo vale somente para renovação dos contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, no curso do processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior  (SESU), do Ministério da Educação.

De acordo com o Ministério da Educação,  o Fies encerra o ano com saldo positivo com os pagamentos aos agentes financeiros e às instituições de ensino superior, concluídos no dia 27/12.  Segundo o MEC, até outubro de 2016, devido à falta de orçamento previsto para o fechamento de contrato com os agentes financeiros do Fies (Caixa Econômica  e Banco do Brasil), os pagamentos estavam atrasados, mas a aprovação do crédito suplementar de R$ 702 milhões pelo Congresso Nacional, possibilitou o fechamento de contrato com as instituições financeiras e a realização dos aditamentos do segundo semestre. O calendário de pagamentos, que teve início em 18 de novembro, encerrou em 27 de dezembro e  foram criadas 75 mil novas vagas. 

“O orçamento para o ano de 2017 já está garantido, com destinação de crédito ao Fies de R$ 21 bilhões, o que vai permitir a continuidade dos financiamentos, a manutenção dos contratos com os agentes financeiros e a abertura de novas vagas”, garante Silvio Pinheiro, presidente do FNDE.