Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Universitário sacramentano é destaque na Esalq/USP

Edição nº 1535 - 16 de Setembro de 2016

O sacramentano Pedro Henrique Marincek, acadêmico de Agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), é destaque em evento, conforme matérias veiculadas nas revistas, Notícias Agrícolas e Aprosoja Brasil, que ressaltam a importância do evento.
Em Sacramento no último final de semana, Marincek falou ao ET sobre o trabalho que vem desenvolvendo na universidade dentro do Grupo de Estudos Luiz de Queiroz – GELQ 2017. “O GELQ é uma associação de estudantes que representa de diversas formas o nome da ESALQ-USP dentro e fora do país. Temos como objetivo principal difundir tecnologias e levar a extensão ligada à agricultura, realizando simpósios, workshops, encontros e viagens técnicas por todo o Brasil e exterior”, explicou.
Aluno exemplar dentro da universidade, recentemente, Marincek chefiou o GELQ no III Encontro Nacional da Cultura da Soja. Os dois primeiros encontros, do qual também participou, foram realizados em Londrina/PR e Rio Verde/GO e retornou agora em Londrina, nos dias 08 e 09 de setembro.
O evento contou com a participação de 282 expectadores, que se reuniram para assistir às palestras dos principais profissionais ligados à cadeia produtiva da soja, que passaram seus conhecimentos como forma de manter o patamar brasileiro, de ser reconhecido como um dos maiores produtores de soja do mundo.
“- Compondo o quadro dos palestrantes estão pesquisadores da Embrapa, professores da ESALQ - USP e consultores. Cada um deles atendendo a uma área específica que foi abordada, em especial as áreas mais relevantes para a produção da soja, abordando temas que vão desde o preparo do solo, cuidados iniciais, até a otimização da colheita e venda do produto”, ressaltou.
Entre as 12 palestras proferidas no encontro, um dos destaques foi a palestra que abordou o tema sobre as variedades resistentes à ferrugem e as perspectivas de mercado.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas (www.noticiasagricolas.com.br/), destacou Pedro Henrique que uma das atividades do grupo é levar a informação para produtores, pesquisadores e professores. “Informações nunca são bastante e nosso objetivo é capacitar pessoas, razão de estarmos levando essas novas tecnologias e inovações aos produtores de Londrina, que concentra, além de uma área de graduação em Agronomia uma área muito grande de soja” frisou.
Destacando a Esalq por colocar seus acadêmicos e pesquisadores em contato com os produtores para difundir as inovações, Marincek afirma que só através do conhecimento e de informações é que o Brasil vai conseguir se firmar nessa excelência, embora muitos produtores ainda têm um 'pé muito atrás' quanto ao uso de tecnologias.
A proposta do jovem universitário aos produtores é aliar essa resistência a uma boa produtividade. “Nosso objetivo é desmistificar essa soja, tirar todas as dúvidas sobre o assunto, pois entendemos que essa soja resistente não é a salvação, porque sempre haverá uma nova cultivar resistente à doença, mas isso é o que temos para hoje em matéria de resistência e é uma alternativa para o produtor”, ressalta.