Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

IOS inicia ano letivo com novo projeto pedagógico

Edição nº 1507 - 4 de Março de 2016

O Instituto da Oportunidade Social (IOS), de Sacramento, inicia o ano letivo com um novo projeto pedagógico, que valoriza o audiovisual, como forma de despertar ainda mais a motivação dos alunos. A nova proposta foi apresentada à diretoria e professores da unidade local, nessa segunda-feira 1º, pelos profissionais, Michelle Medeiros, Líder Pedagógica da Inovação, e, Rafael Lopes, Analista Educacional, criador do projeto.
De acordo com Michelle, o processo de formação de professores está sendo realizado nas 12 unidades do IOS do país. “Como estamos implantando uma renovação didática, com uma nova proposta pedagógica para a sala de aula, estamos visitando a unidade local para apresentar as mudanças desse material e atualizar os professores, para que possam dominar o uso do material”, justificou, explicando como funciona.
“- Com essa nova proposta o vídeo serve para contextualizar o início da aula e, na sequência, o professor continua o trabalho como um mediador do tema, retomando os conceitos. O professor no papel de mediador será um provocador, porque chamará a atenção dos alunos para coisas que até então não são valorizadas, que são as contribuições que os alunos trazem para a sala de aula”.
Lembrando Paulo Freire, Michele diz mais que o professor não é o único detentor do saber dentro da sala de aula. “O aluno também tem seus conhecimentos e que podem somar na sala de aula, aliás, em alguns aspectos, sobretudo nas novas tecnologias, muitas vezes os jovens detêm mais conhecimentos que os adultos”, afirmou, ressaltando que a preocupação do IOS não é apenas a formação técnico, conteudística. “Queremos que ele desenvolva competências que ele possa usar tanto no ambiente de trabalho como  na vida”.
Rafael Lopes, Analista Educacional que trabalha na área da inovação e  é o responsável por todo o material didático. “Dentro da área de Inovação, fico focado na parte de criação dos materiais, pensando nas aulas de tecnologia de informação (TI), para melhor utilização do sistema TOTVS Protheus”, esclarece, ressaltando que tudo é criteriosamente analisado. “Há todo um planejamento, um trabalho de equipe para a criação e atualizações dos novos materiais, tornando-o, inclusive, um material muito atrativo, isto é, com uma cara bonita, que vai despertar o interesse do aluno”, frisou.
Uma  curiosidade sobre o analista educacional Rafael, hoje com 26 anos, é que ele foi aluno IOS. “Ingressei no Instituto em 2005 com 16 anos, indicado por um outro aluno, que teve de parar por razões pessoais. No curso, fui indicado como monitor de sala de aula e, um dia, lá estava o aluno que me havia indicado. Ele voltou como aluno se tornou funcionário do IOS e deixou uma história”, recorda, mostrando como o mundo dá suas voltas.
Para Marise Rezende Cerchi, diretora do Instituto Madiba, mantenedor do IOS/Sacramento, o material é apaixonante e a expectativa é grande. “Já era esperada essa mudança. Costumo dizer que quando se anda bem acompanhado, só  temos coisas boas. Participei do curso de formação e fiquei encantada com o material, muito dinâmico, muito rico, bonito. O material dará nova vida às aulas e com certeza os jovens vão ficar muito interessados”.

 

IOS completa 18 anos

Criado em 1998, o IOS - associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e mantida por empresas privadas - completa este ano 18 anos. Tempo mais que frutífero para capacitar, nas áreas de Administração, Informática e Tecnologia, Comunicação e Expressão, Comportamento e Temas Transversais (postura, cidadania e sustentabilidade) mais de 26.000 jovens nas 14 unidades espalhadas pelo país, dos quais, quase 4.000 foram inseridos no mercado de trabalho nos últimos quatro anos.
Para  comemorar os 18 anos do IOS, lembrou Michele, finalizando, que “o Instituto selecionou 18 histórias, que mostram que nossos jovens tiveram uma guinada na vida, isto é, o IOS foi de fato uma oportunidade para sua formação como pessoas, na carreira. Com essas 18 histórias criamos um livro digital, que se tornará um documentário”.