Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Profissional começa com 343 alunos

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Uma Aula Inaugural, na noite dessa quinta-feira 4 marcou o início das aulas na Escola Estadual de Educação Profissional Carolina Maria de Jesus, com a presença dos alunos, familiares e autoridades, dentre elas,  o prefeito Bruno Scalon Cordeiro; Rafael de Freitas Morais, Diretor de Educação Profissional, representando a secretária de Estado da Educação (SEE), Macaé Evaristo; Marilda Ribeiro Resende, Diretora da 39ª Superintendência Regional de Ensino; Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco, Diretora da Escola; Edmar de Carvalho, Diretora  Educacional da 39ª SER; Marileia Abadia Alves Martins, Inspetora Escolar de Sacramento e Raniel Silva.  Abrilhantando a noite, os músicos Thales Bianchini (flauta) e Josimar Silva de Oliveira (teclado),  na execução do Hino Nacional e, a Orquestra de  Viola  sob a regência do maestro Cleomar Otaviano Furtado na execução do Hino  de Sacramento, que fizeram outras apresentações, e o Prof. Walmor Júlio Silva, com mensagem aos alunos e interprestação de um poema de Vinícius de  Moraes.

 

Governo quer triplicar o número de escolas profissionalizantes em Minas

O diretor de Educação Profissional da SEE-MG, Rafael de Freitas Morais (foto), apresentou dados da Educação Profissional no Estado, destacando que Minas Gerais avançou muito nos últimos anos em relação ao número de matriculas em escolas profissionalizantes. “Entre 2007 a 2015 conseguimos duplicar essa matrícula, mas o grande avanço nesses últimos anos se deu, principalmente, na rede privada, o que é um contrassenso”.
Segundo o diretor, o ensino médio da rede estadual, no ensino médio, com quase 800 mil alunos, apenas 6% fazem curso técnico, um índice  baixíssimo, em relação a outro países. “Na  Alemanha, por exemplo, 70% dos alunos do ensino médio  fazem algum curso profissional”, comparou, informando que “os planos estadual e nacional de matrícula no ensino médio, que estamos discutindo esta semana, preveem que, nos próximos dez anos, teremos de triplicar a matrícula na Educação  Profissional na rede pública, porque há uma demanda e uma cobrança por cursos técnicos”.
 Sobre a Escola de Sacramento, Morais lembrou que ela faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, com 15 unidades no Estado, um exemplo de gestão compartilhada entre três esferas: União, Estado e Município. “Isso contribui para a agilidade no processo de implementação”, reconheceu, ressaltando que a Escola Carolina foi a última a ter o convênio assinado e, no entanto, é a primeira a ser inaugurada, enquanto as demais ainda estão em construção.
Finalizou o diretor Rafael Morais, informando quer a escola começa com o curso Técnico em  Administração com a duração de um ano e meio (18 meses) e outros serão implantados a partir do próximo ano: Técnico em Informática para Internet, Técnico para Informática, Técnico em Marketing e Técnico em Secretariado e, futuramente, estão previstos os cursos de Técnico em Alimentos. 
Em entrevista ao ET, a diretora Shirley Tavares esclareceu que os cursos podem ser feitos concomitantes ao ensino médio cursado em outras escolas. “Quem cursa o Colegial de manhã, pode fazer o curso técnico à tarde (das 13h às 17h15) ou à noite (das 19h às 22h15) e vice-versa”, explicou, informando que o corpo docente está constituído de nove administradores e um professor habilitado de Internet e, ainda, seis auxiliares de serviços básicos e duas auxiliares de secretaria. A segurança da escola é mantida por agentes de uma empresa da capital com turnos ininterruptos de 24h.
De acordo com a diretora, a escola começa a funcionar com oito turmas, duas à tarde e seis à noite, com um total de 343 alunos. Sobre o acesso via transporte urbano até o Residencial Jardim Flamboyant, onde está localizada, infelizmente, a gratuidade para os estudantes ainda não foi autorizada. “Mas a prefeitura autorizou uma nova linha no horário  noturno de retorno da escola para casa, às 22h15, porque não tinha esse horário, mas cada aluno paga a sua passagem, ida e volta, R$ 4,00”.
 Sobre a estrutura do prédio, a diretora Shirley explica que a obra foi concluída, porém o prédio ficou dois anos fechado. “Existem alguns ajustes a serem feitos, trincas, defeitos nas redes elétrica e hidráulica, faltam vidros em algumas janelas, fechaduras em algumas portas, então existe a necessidade de reparos, mas a empresa foi notificada e está completando o serviço e reparando os ajustes”.

 

Vocês, como primeiros alunos, façam a história dessa escola

A Superintendente Marilda Ribeiro Resende, que tem suas origens paternas no município, nas terras de Santa Maria, bisneta de Sinhô Mariano, falou do valor da Educação. “É através dela que fazemos cidadãos melhores para a sociedade e, essa escola tem uma grande história e ela tem que ser contada para valorizarmos o presente. E, mais significativo, foi o nome dessa escola, pela pessoa que foi Carolina Maria de Jesus, que diz muito das mulheres desse país. Para essa noite de hoje, várias mãos se entrelaçaram.
A boniteza, como dizia Paulo Freire e a lindeza disso tudo está na parceria entre Estado, Federação e município, unidos para o sucesso dessa aula inaugural. Eu tenho que  agradecer a Deus por participar desse momento, porque foi um trabalho  conjunto, construído de comum acordo e consenso, como foi a indicação da diretora Shirley,   uma mulher batalhadora como Carolina e as mulheres desse país”, disse, elogiando o trabalho e empenho  da diretoria, da inspetora Marileia e do prefeito Bruno para colocar a escola em funcionamento.
A Profa. Marilda foi aplaudida quando deu a boa notícia: “Essa escola pode avançar para ser o polo de uma universidade em Sacramento, o polo tecnológico de ensino superior em Sacramento”, afirmou, sob aplausos, contemplando o pedido de um grupo de sacramentanos no final do ano passado.
“- Se nós não acreditarmos nisso, nessa luta, como foram várias por essa escola, nós não conseguiremos. É através dos sonhos que transformamos a nossa realidade. Quando vi este auditório cheio de alunos, meu coração fervilhou de emoção...”, disse agradecendo a presença dos alunos e conclamou: “Vocês, como os primeiros alunos, façam a história dessa escola. Vocês estão com o compromisso de fazer com que essa escola também saia de apenas esses cursos previstos para outros mais abrangentes. E estamos caminhando para isso, para que essa escola seja uma referência de ensino tecnológico em Minas Gerais”.
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, lembrando os antigos cursos de Agropecuária, Administração, Contabilidade... da EE Maria Crema, onde lecionou, recordou a  herança do avô, do pai e da mãe, todos professore. Agradeceu o empenho do Governo do Estado para colocar a escola em funcionamento e a boa recepção que sempre teve nos setores da SEE/MG.
“- E aqui está o resultado. Começamos com Administração, no próximo ano haverá outros, até que alcancemos o objetivo maior do Programa Brasil Profissionalizado que é atender nessa escola 1.200 alunos”, disse lembrando o trabalho do grupo de professores para transformar a escola num polo tecnológico de ensino superior. Oficiamos todos os deputados estaduais, federais e senadores, assim como o Governador e a SEE/MG, a fim de que esse sonho se tornasse realidade e,  certamente, se tornará”, frisou.
Discursaram também a inspetora Marileia Abadia Alves e a diretora Shirley Tavares, que  encerrou a aula  inaugural, agradecendo os apoios e colaborações recebidas dos diretores das escolas estaduais, da Prefeitura, encerrando com um agradecimento especial aos alunos e ao ex-prefeito Wesley De Santi de Melo – Baguá.
 “- Um agradecimento especial aos alunos presentes, que são a razão da existência da escola e ao ex-prefeito Baguá, que assinou em 2011 os convênios para a aprovação da doação do terreno ao Estado e liberação dos recursos da União. Lembrou ainda a participação do prefeito Bruno Scalon Cordeiro para que a escola se tornasse realidade.
 Sobre a estrutura do prédio, a diretora Shirley explica que a obra foi concluída, porém o prédio ficou dois anos fechado. “Existem alguns ajustes a serem feitos, trincas, defeitos nas redes elétrica e hidráulica, faltam vidros em algumas janelas, fechaduras em algumas portas, então existe a necessidade de reparos, mas a empresa foi notificada e está completando o serviço e reparando os ajustes”.