Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Eurípedes Barsanulfo mostra musical sobre samba

Edição nº 1543 - 4 Novembro de 2016

Um show de Cultura, história, arte e beleza, foi o que se viu e ouviu no musical, 'O  samba floresce no fundo do nosso quintal', apresentado no palco da quadra da Escola Eurípedes Barsanulfo, na noite da terça-feira 1º pelos alunos da escola e participação especial dos servidores da escola e pais de alunos, além de uma participação especial de Moacir Camargo.
 Um  espetáculo brilhante, apresentado pelos alunos da escola, que numa reverência aos ilustres compositores, cantores, músicos e dançarinos que escreveram a história do Samba,  levaram ao palco, o que há de melhor do samba.
De acordo com a  diretora Francini França Amui, diretora da escola, o musical faz parte do projeto pedagógico da escola, que este ano tem como tema, 'Brasil celeiro de oportunidades'. “Esse tema foi para que pudéssemos  trabalhar as diferenças e conhecer um pouco mais sobre aqueles que colonizaram o Brasil e nos deixaram referências. E, como este ano se comemora o centenário do Samba, dentro da disciplina,  Cultura Brasileira e Música, os professores Camila  e Guilherme fizeram o trajeto dos  compositores durante o ano, culminando nesse musical”, explicou.
O professor de música, Guilherme Kassabian explica que foi de fato um trabalho de pesquisa durante todo o ano. “No início do ano começamos a pesquisar a história do samba, os tipos de samba, buscando compositores e interagindo com os alunos. E foi emocionante ver as crianças absorvendo as letras e melodias com uma facilidade incrível e isso nos mostra que se a cultura, as coisas boas forem  mostradas às crianças ela tende a crescer. E o samba é a cara do Brasil, a nossa imagem, que não pode ser deixada de lado”, ressalta.
A cantora Camila Rocha completa destacando os momentos de aprendizagem dos alunos. “Foram momentos riquíssimos de pesquisa, ensaios, aprendizados, além de emocionante e prazeroso, porque as crianças aprenderem a gostar do samba e isso nunca mais vai sair dessas crianças e vai florescer vida a fora”, reconhece, informando da alegria das crianças em conhecer o ritmo e as letras. “ Elas tiveram a oportunidade de conhecer a evolução da  arte brasileira através do samba”.
E quem perdeu o show terá oportunidade de vê-lo na reapresentação, neste sábado 5, a partir das 19h30, na quadra da Escola Eurípedes Barsanulfo.