Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola estadual de Conquista adere ao Programa Escola Aberta

Edição nº 1513 - 15 de Abril de 2016

A manhã do último sábado 9 foi de muita animação na EE Lindolfo Bernardes, na vizinha cidade de Conquista, com o início do Programa Escola Aberta, uma iniciativa do Ministério da Educação,  implantada pelo governo de Minas,  em toda a rede estadual de ensino.
 As escolas que participam do Programa Escola Aberta Minas Gerais deverão abrir seus portões aos sábados ou aos domingos e ofertar atividades que contam com a participação não só dos alunos, mas também de toda a comunidade escolar. Cada escola deve ofertar de três a cinco oficinas, que abordem pelo menos um desses campos: memória, cultura, artes e educação patrimonial; promoção da saúde; esporte e lazer; e comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica.
O primeiro dia do Programa Escola Aberta, na única escola estadual de Conquista, contou no primeiro dia, com cerca de 70 alunos que participaram das oficinas de violão, futsal e tênis de mesa.
José Wilson da Silva é o coordenador do  Programa Escola Aberta, que vai funcionar agora todos os sábados, das 08h0 às 12h00.

Programa Escola Aberta

O Programa Escola Aberta visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania, por isso  incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social.
As ações dos finais de semana são realizadas a partir de consultas à escola e do diagnóstico da comunidade para identificar demandas locais, pessoas e instituições que se proponham a compartilhar seus conhecimentos, habilidades e competências de forma voluntária. As atividades são organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos, envolvendo alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos  As secretarias estaduais e municipais são responsáveis por implementar e acompanhar o Escola Aberta. 
O Escola Aberta é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e conta com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). (Colaboração: José Wilson)