Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

III Meu Brasil Brasileiro da Escola Eurípedes Barsanulfo

Edição nº 1486 - 9 de Outubro 2015

A Escola Eurípedes Barsanulfo realizou no último sábado 3 a terceira  edição do projeto, 'Meu Brasil Brasileiro: Sons e Sabores do Brasil'. Thaís Cristian Rosa Amui, nutricionista da escola, explica que o projeto tem o objetivo de divulgar o trabalho pedagógico com as crianças e a riqueza cultural e gastronômica do Brasil, além de angariar fundos para  a manutenção da escola. 

“- Este ano estamos divulgando as danças típicas de Minas Gerais e a rica culinária mineira, como escondidinho de carne seca, empadão, pães de queijo, arroz com galinha caipira e arroz carreteiro, feijão tropeiro e salgados diversos, dentre eles bolinhos de arroz e uma grande variedade de doces”.

De acordo com a nutricionista, boa parte dos quitutes são  preparados pelas 'Marias', do projeto 'Marias Solidárias'.  “As Marias, como o próprio nome indica, são algumas mães Marias voluntárias da escola que confeccionaram os doces juntamente com os servidores da escola: professores e demais funcionários”, explica, ressaltando que o “evento é um  momento de muita alegria, que envolve toda a comunidade escolar com o fim de buscar recursos para a nossa escola, visando sempre à formação de nossos alunos”.

 Falando sobre a participação dos alunos, Thaís destaca as apresentações de danças típicas e folclóricas do Estado de Minas. “Além dos sabores de Minas, temos também os sons de Minas, que vêm das danças típicas e folclóricas, um desfile de coreografias, músicas e danças no palco. Este ano, tivemos, inclusive, crianças de outras escolas que vieram dançar conosco”, afirma, informando que a festa deste ano foi abrilhantada com música ao vivo do grupo Simpatizar.

A Escola Eurípedes Barsanulfo, que comemora seus 40 anos de fundação, conta atualmente com cerca de 240 alunos, do maternal ao quinto ano.