Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Evasão escolar no estado preocupa 39ª SRE

Edição nº 1477 - 7 de Agosto 2015

A Superintende Regional de Ensino, Marilda Ribeiro (foto) está preocupada com a evasão escolar na região. De acordo com 39ª SRE, o censo escolar no período entre 2010 a 2014 aponta redução de 115 mil matrículas de jovens entre 15 e 17 anos, o que significa o alarmante número de 14% dos jovens mineiros fora da escola.

 De acordo com a Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), 40% dos alunos que permanecem em sala de aula estão atrasados nos estudos ou permanecem no ensino fundamental. 

Na visão da superintendente Marilda Ribeiro, a evasão escolar está relacionada à dificuldade no acesso à escola. “Nós entendemos que a evasão escolar desta faixa etária se deve à necessidade da comprovação de trabalho para se matricular no período noturno, o que consideramos uma exclusão dos alunos que não podem estudar durante o dia. Outro problema é o acesso do aluno da região rural à escola”, pontuou.

 O déficit alarmante coloca a educação na pauta prioritária do governo, que definiu três passos para o reforço no ensino médio, sob a chancela da Secretaria de Estado em conjunto com as superintendências de ensino. O trabalho recebe o nome de Virada da Educação. O primeiro deles, segundo Marilda, foi o levantamento do atual cenário, já realizado nas escolas. Agora será realizada uma avaliação interna com jovens na faixa etária destacada. Por último, será realizado um marco civil. 

O evento acontece propositalmente no dia 19 de setembro, quando se comemora o aniversário do pedagogo brasileiro, Paulo Freire. Neste dia, a suspensão da exigência da comprovação de trabalho deverá ser efetivada. “Esta é uma das ações da Secretaria de Estado. Na conversa com os jovens queremos identificar o que nós podemos fazer para que tracemos linhas e diretrizes que vão de encontro com o desejo deles”, finaliza.