Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Coronel brilha na Olimpíada de Matemática

Edição nº 1495 - 11 de Dezembro de 2015

Dois alunos da EE Cel. José Afonso de Almeida, Vítor Nascimento de Jesus Alves, 16 anos, e Bruna Borges Marques, 14 anos, são dois dos 1.042 estudantes a conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que avaliou 18 milhões de estudantes no país.
Bruna é aluna da Escola Coronel desde o 1º ano, inicia o Colegial no próximo ano, levando o gosto pela Matemática. “Sempre gostei de números, a matéria sempre me despertou a atenção, desde que iniciei os estudos e sempre me saí muito bem”, afirma, após ganhar Medalha Bronze, na sua primeira Olimpíada. Bruna que é filha de Marta Elângia Borges e Ronaldo Marques Borges,
Já o aluno Vítor veio da Jaguarinha, onde cursou o 1º ano na EM Júlio Borges. Passou pela EE Sinhana Borges e, há dois anos cursa o Colegial na Escola Coronel. É sua quinta participação na Obmep, todas elas conquistando medalha, são quatro de bronze e uma de ouro. “Matemática foi sempre minha matéria preferida. E passei a gostar mais ainda depois de minha primeira Olimpíada, principalmente pelo Programa de Iniciação Científica Júnior, um curso online que ganhamos como prêmio”, destaca.
Falando da Matemática, Vítor  revela que o interesse tornou-se maior ao conquistar a primeira medalha, no 7º ano. “A partir da Olimpíada em que me destaquei passei a ter mais gosto, talvez porque os alunos medalhados ganham um curso, o PIC – Programa de Iniciação Científica Júnior, que acontece nas universidades. A partir de então foi um despertar maior pela matemática, porque o objetivo do curso é desenvolver o raciocínio lógico e outras questões diferenciadas do conteúdo do dia a dia da escola”, justifica. 
De acordo com Vitor, o curso é online e presencial. No 7º ano, ele fez o curso na UFU; no 8º ano, na UFTM; no 9º, CEFET/Araxá e este ano voltou à UFTM. “A gente recebe uma carta com os dados, faz a inscrição e começa o curso online com encontros presenciais dez vezes durante um ano, uma média de um encontro por mês”, explica.

 

O aluno que todo professor sonha...

Para as professoras Salma Silva Almeida e Izabel Gobbo o êxito dos alunos na Olimpíada é gratificante. “Bruna sempre foi muito dedicada, sempre querendo aprender, pergunta uma, duas, dez vezes. Não diria que ele tenha facilidade na Matemática, mas é muito aplicada, estudiosa, o tipo de aluno que todo professor sonha e comprova que o aluno quando quer, vai longe. Para mim, foi um presentão sabê-la entre os 1610 medalhistas”, elogiou a Profa. Salma.
Izabel Gobbo, professora de Vítor há dois anos, também elogia o aluno.  “É um excelente aluno, que além de estudar, é monitor na sala. Está sempre ajudando os colegas, incentivando-os, tirando dúvidas. Não há palavras, diria que é inexplicável a facilidade que ele tem. Até mesmo fora da sala de aula, está sempre ajudando os colegas, inclusive de outras turmas. Esperamos que sirvam de exemplo para os demais”, elogiou.O aluno que todo professor sonha