Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Eleitos os novos diretores das escolas estaduais

Edição nº 1496 - 18 Dezembro 2015

À exceção da EE Sinhana Borges, as escolas estaduais da cidade continuam com os mesmos diretores, conforme resultado das eleições com chapas únicas, realizadas no último sábado 12.
Na EE Afonso Pena Jr, Tânia Aparecida Moreno foi reeleita com a vice, Polyana Nelise de Mecom. A EE Barão da Rifaina reelegeu por aclamação, Alice Jerônimo, que tem como vice, Maria Tereza Abrate Melo. A EE Cel. José Afonso de Almeida reelegeu  Mônica Vieira de Almeida, com três vice-diretores, José Bonifácio Cruvinel, Maria Tereza Silvério e Sandra Bizinoto. A EE Sinhana Borges, também com chapa única, foi a única escola que mudou de diretor, no lugar do Prof. Fábio Sebastião, que não concorreu, elegeu a Profa. Naara Cristina Moreira Morta, com a vice, Thaís de Castro Lobato.
Em todas as escolas, o dia de eleição transcorreu dentro da normalidade. Agora, a Secretaria de Estado de Educação submeterá os resultados ao Governador do Estado, para nomeação dos eleitos. A homologação está prevista ainda para este mês e a posse será em janeiro.

 

As diretoras e suas metas

Mônica Vieira Almeida, diretora desde janeiro de 2012, que priorizou no mandato o resgate da disciplina,  projetos e melhoria no aprendizado, inicia um novo período trabalhando ainda mais por uma escola melhor, dando ênfase, além da qualidade da educação e do pedagógico, às reformas na estrutura física da escola, que há anos vem tentando, especialmente, o prédio antigo, onde tudo começou. A escola encerra o ano com 1350 alunos.
Naara Cristina Moreira Mota, professora há 15 anos, disse que suas metas estão na melhoria dos índices de evasão e reprovação dos 580 alunos matriculados, oferecendo uma escola melhor para os alunos, num ambiente confortável para todos. Naara prometeu também atender as propostas apresentadas pela comunidade escolar, como mais atenção na questão da segurança nas imediações da escola. De acordo com diretora, a comunidade do Maria Rosa e adjacências valorizam a escola, mas a escola recebe alunos de vários bairros da cidade. Naara tem como vice diretora, a experiente Thaís de CastroLobato Pires, que ocupa o cargo de vice diretora há oito anos.
Tânia Moreno, professora há 19 anos, é diretora desde janeiro 2012. Tânia revela que quando da sua eleição, não fez promessas. “Só prometi, que tinha muitos sonhos e, se eleita veria o que poderia ser feito. Hoje vejo que, dois terços desses sonhos foram concluídos, inclusive a construção da quadra e reforma da escola, com investimentos de R$ 1,8 milhão. A Escola conta atualmente com 400 alunos.
As propostas para sua nova gestão, estão voltadas para a área pedagógica e a reestruturação da Escola em Tempo Integral. “Hoje 95% da escola é de tempo integral e queremos chegar a 100%. E queremos adequar o currículo e algumas outras obras, em parceria com o Laticínios Scala, que é nosso parceiro”.
Para a diretora Alice Jerônimo, que inicia sua quinta gestão à frente da EE Barão da Rifaina, tendo agora como vice-diretora, Maria Tereza Abrate Melo, a área pedagógica com vistas a uma melhor qualidade do ensino aprendizagem continua sendo o carro chefe da escola. “Outros projetos de ação se juntam a esse trabalho pedagógico como a busca de parcerias e melhoramentos da rede física da escola, em especial, de nossa quadra de esportes, a única escola da cidade que não tem ainda uma quadra coberta”, justificou a diretora.

 

Diretor Fábio encerra carreira
Com a eleição de Naara Cristina Moreira Mota, o diretor Fábio Luiz Sebastião deixará o cargo em janeiro, depois de exercer o cargo de diretor nas escolas Coronel e Sinhana Borges. “Não pretendo voltar para a sala de aula. Sou aposentado em um cargo de professor e na Cemig. E vejo que  está na hora de parar, para olhar as coisas particulares, que vão ficando de lado. É,  hora de dar mais atenção aos negócios particulares e à família”, justificou, informando que está completando 32 anos de magistério.
Falando ao ET, o Prof. Fábio disse que a EE Sinhana Borges estará muito bem servida nas mãos de Naara e Thaísa, que foi sua vice-diretora.  “Vamos deixar aqui tudo bem organizado e algumas verbas, para melhorias da escola. Uma delas, foi viabilizada pelo deputado Vander Borges, para a aquisição de 28 ventiladores para as salas de aula e outras melhorias virão com Naara e Thaísa no cargo. Desejo sucesso pleno às duas e vou encerrar minha carreira com a sensação do dever cumprido ”.