Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

EE. Sinhana Borges: Une cultura a ação contra dengue

Edição nº 1436 - 17 Outubro 2014

Unindo cultura, talento, ação ecológica e arte a EE Sinhana Borges promoveu no início deste mês dois grandes projetos, o Arte, Dança e Cultura, realizado na Casa da Cultura, na noite do dia 3, pelos alunos e professores do turno matutino (6º ao 9º ano); e a Gincana Ecológica Todos Contra a Dengue, no dia seguinte, pelos alunos do vespertino (1º ao 5º ano e projetos), na Quadra Joélcio de Oliveira.

Ambos os projetos alcançaram plenamente o seu objetivo. “O de promover a integração da escola aos espaços culturais, de modo a colaborar para que o aluno amplie sua visão de mundo, valorizando as diferentes manifestações culturais de seu entorno e de outras localidades a partir da interação entre homem, sociedade, cultura e educação, por meio de ações que estimulem práticas culturais e educacionais na escola”, definiram os professores que coordenaram os trabalhos do Arte, Dança e Cultura. 

De acordo ainda com os professores, “a Escola procurou desenvolver o projeto de maneira simples, porém significativa, vindo de encontro às possibilidades do público alvo, orientados pelos educadores conscientes e responsáveis no trabalho, apoiados pelas equipes pedagógica e dirigente da unidade escolar, baseando-se nos princípios da verdade, justiça social, amor, paz e trabalho em equipe”.

 

Gincana Ecológica

Na manhã de sábado, 4,  a quadra de esportes do Maria Rosa recebeu a comunidade escolar para a culminância do projeto Gincana Ecológica Todos Contra a Dengue, com diversas atividades: estouro dos balões, dança das cadeiras, corrida do ovo, cobrança de pênaltis, queimada, futsal, prova surpresa e a grande e decisiva prova, a coleta de materiais recicláveis (garrafas pet e latinhas), num verdadeiro mutirão de limpeza no bairro. 

Envolvendo toda a comunidade escolar (educadores, alunos e pais) a saudável disputa, envolveu duas equipes, a azul formada pelos alunos do 1º ao 5º ano, e a vermelha, pelos alunos do Proeti V e VI. 

E a animação tomou conta de todos: professores, alunos e pais que chegavam carregando materiais recicláveis e aplaudindo a realização das atividades, fazendo jus às palavras de Carlos Drummond de Andrade: “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. 

Para o diretor Fábio Luiz Sebastião, o projeto prioriza a prática. “São momentos de aulas práticas para os alunos, vivenciando os problemas do dia-a-dia  e dando a sua contribuição, como nessa questão da dengue. Eles estão ajudando, retirando da natureza materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito. Por outro lado, O Projeto de Arte, Dança e Cultura valoriza a arte em todas as suas manifestações.

A vice-diretora Thaisa castro Lobato Pires, ressalta que como parte integrante da equipe dirigente da escola, assim como do segmento de pais, avalio os dois projetos realizados pela escola, de maneira interdisciplinar, contextualizado, com resultados proveitosos e significativos.

Houve grande envolvimento e interação entre os educadores e alunos, cada um proporcionando o que tinham de melhor; ou seja, realizando um trabalho assim como as “formiguinhas”; “em equipe”, de maneira amigável, harmônica e respeitosa.

Diria que houve uma grande participação dos pais, os quais agradecemos pela confiança em nós depositada. 

Fiquei encantada com tudo que presenciei; muita emoção e alegria!

O meu abraço carinhoso a todos que integram a família “Sinhana Borges”.

A E. E. Sinhana Borges busca, desde a sua fundação, promover o exercício dos valores humanos por meio de atividades que desenvolvam os aspectos pessoal, cognitivo, afetivo, ambiental e social.

Os projetos tiveram, além do trabalho dos professores, por ano de escolaridade e PROETI, a coordenação da equipe gestora, Prof. Fábio Luiz e Profª Thaisa Lobato e equipe pedagógica, Professoras Julia Euripa e Rejane Palhares.