Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Campanha da Novena do Natal Sugestões de presentes que valem para a vida

Edição n° 1237 - 24 Dezembro 2010

A troca de presentes é um dos símbolos do Natal. Está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). Dar presentes nessa época significa a partilha que permite que pessoas excluídas tenham acesso à vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos.

Assim, se a pessoa não quer entrar na onda do consumismo e se endividar, não precisa deixar a data passar sem presentear as pessoas que você gosta. Atos simples estão ao alcance de todos: um abaraço carinhoso, o desejo de boas festas, um olhar afetuoso, um telefonema e até um e-mail e o mais  importante o estar junto. 

Outra forma de presentear é dar um pouco de si a quem tem menos. Para propiciar isso, a Igreja Católica, na novena de Natal, tem uma proposta de gesto concreto: arrecadas alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados a entidade e a quem tem menos.  A entrega deverá ser feita na missa de Natal, nessa sexta-feira,  dia 24. A missa será às 20h00, na Matriz de Nossa Senhora D´Abadia, na Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

Doe roupas e sentimentos. Se desapegue de roupas e objetos que você não usa e não vai precisar. Elas ficam entulhando guarda-roupa, enquanto muitos não as têm.  Pense no sorriso que pode conquistar doando uma blusa de frio ou uma coberta para quem vive ao relento. Na gratidão que terá ao visitar os velhinhos internados num dos asilos, os menores dos abrigos. Um abraço e uma palavra confortam e aquecem qualquer coração, principalmente, daqueles que se sentem esquecidos por todos.

Mas ainda tem mais formas de presentear. Dedicar uma oração ou uma reza à pessoa  querida é outra forma de nutrir o verdadeiro sentido do Natal. Também,  livre-se de todas as mágoas. Peça desculpas. Reconheça o erro, se for o caso, ou perdoe. Todos merecem uma nova oportunidade. Mas não deixe de repetir esses gestos ao longo do ano. Afinal, compartilhar generosidade precisa ser uma ação contínua.

Agindo assim, ninguém ficará sem presentes e esses valem para a vida...

A troca de presentes é um dos símbolos do Natal. Está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). Dar presentes nessa época significa a partilha que permite que pessoas excluídas tenham acesso à vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos.

No entanto, se você não quer entrar na onda do consumismo e se endividar, não precisa deixar a data passar sem presentear as pessoas que você gosta. Atos simples estão ao alcance de todos. Basta olhar e observar que o presente está bem próximo e não vai te custar quase nada. Veja alguns exemplos.

A falta de tempo reclamada durante todo o ano, por conta dos compromissos profissionais, acaba adiando alguns encontros com amigos e familiares. Aproveite e ligue ou mande um e-mail para estas pessoas. Combine um encontro em casa ou na praça para colocar o papo em dia. É importante para a vida fortalecer esses laços.

Encontre um lar para um animalzinho abandonado. Se você conhece bem a pessoa e sabe que ela está afim de ter um cãozinho ou gatinho, procure um abrigo de animais e faça duas boas ações.

Doe roupas e sentimentos. Se desapegue de roupas e objetos que você não usa e não vai precisar. Pense no sorriso que pode conquistar doando uma blusa de frio ou uma coberta para quem vive ao relento. Na gratidão que terá ao visitar os velinhos esquecidos em um dos asilos da cidade. Um abraço e uma palavra confortam e aquecem qualquer coração, principalmente, aqueles que se sentem esquecidos por todos.

Dedique uma oração ou uma reza à pessoa é nutrir o verdadeiro sentido do Natal.

Se livre de todas as mágoas. Peça desculpas. Reconheça o erro, se for o caso, ou perdoe. Todos merecem uma nova oportunidade.

Não deixe de repetir esses gestos ao longo do ano. Afinal, compartilhar generosidade precisa ser uma ação contínua.