Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dois anos da missão franciscana

“Deixai vir a mim as criancinhas... tudo o que fizerdes a um desses pequeninos, é a mim que o fazeis”.

Os anos passam, as pessoas passam, mas a vontade de Deus continua sempre permanente, quando existem pessoas fiéis a sua santa vontade. O Educandário Santíssimo Redentor foi inaugurado no dia 19 de março de 2004, e tem por condutor a Fraternidade de São Francisco de Assis na Providência de Deus, e como entidade mantenedora, na cessão do prédio e apoio financeiro mensal, a Congregação dos Redentoristas. O trabalho fica por conta da excelente administração dos franciscanos, o guardião da casa, Frei Pedro, e ainda Lourenço e Domingos Sávio.

O objetivo maior da casa continua sendo, receber crianças e adolescentes com desejo de mudança, que se proponham a ser bons cristãos, bons filhos e alunos. A missão do Educandário e dos formadores é restituir a dignidade dessas crianças e adolescentes, educando-os, catequizando-os, fazendo trabalhos de prevenção de drogas, DSTs...
Não somente isso, temos também o dever de incentivar a sociedade hodierna de que o trabalho é uma soma, um esforço conjunto. Não podemos fazer tudo sozinhos. Antes de educar crianças e adolescentes, reeducar os pais e a comunidade e, assim, devolvê-los à sociedade, conscientizados de que ser um cidadão honesto é o melhor remédio para todos os problemas. Mas, também, entender que amar a Deus sobre todas as cosias, é amar a si mesmo, correndo atrás do seus sonhos de forma honesta. Ser um cidadão responsável é amar os irmãos em Cristo, incondicionalmente.

Dois anos se passaram e hoje os freis Pedro, Lourenço e Domingos, que se encontram no Mosteiro, apesar da resistência de alguns, de toda a luta e cansaço, estão firmes, alicerçados em Jesus Cristo e de braços abertos para receber, acolher e educar aqueles que se aproximarem. Para alguns, são a última esperança, são e serão sempre o fio de luz no fim do túnel, sal da terra e luz do mundo.

O trabalho do educandário aqui é simples, somos chamados a ser pai, mãe, amigo, psicólogo, irmãos, família. Não estamos aqui para educá-los sozinhos, mas para auxiliar os pais. Somos responsáveis pela pureza da alma - ‘Dai-me almas e ficai com o resto, o que importa é juventude santa!’.

Agradecidos de maneira sincera e emocionada a Deus, por esses dois anos de história. Deus Proverá! É com essa confiança, que aqui estamos atingindo a concretização do nosso ideal franciscano, que pedimos para que todos os colaboradores sejam gratificados por toda ajuda e auxílio reconhecido por Deus. Paz e Bem!

Saudação aos pais e homenagem à Casa, proferida por uma professora do Educandário, durante o momento de ação de graças, em missa celebrada na capela do Mosteiro.