Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Deu no ET há 30 anos

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

Cel. José Afonso de Almeida

 

Do ano de 1905 ao ano de 1921, Sacramento teve um de seus mais notáveis, senão o mais notável Agente Executivo. Participando de cinco gestões, O Coronel José Afonso de Almeida levou Sacramento a dar um grande passo em todos os sentidos da vida humana, seja social, educacional, econômico, jurídico. Ele construiu uma ferrovia de Sacramento ao Cipó e instalou o primeiro bonde elétrico como serviço de transporte, e a primeira usina hidrelétrica no município, centralizando aqui grande parte do comércio da região. Dizem os analistas que nenhum outro prefeito superou a marca de suas realizações. 

 

Barão da Rifaina - Em 16 de junho de 1890 foram empossados os novos membros do Conselho de Intendência e com ele o primeiro Agente Executivo do município de Sacramento, Vicente de Paula Vieira, o Barão da Rifaina. 

José S. de Almeida - Recebeu tantas e tantas ofensas, mas nada o abalava, conseguia manter sua altivez de homem honesto e íntegro. Basta dizer, que muitas e muitas vezes descobria as falsidades, as intrigas, as maldades, mas permanecia altivo, entregando a Deus as ofensas recebidas.