Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Uberaba sedia a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) está realizando, em parceria com os municípios, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, com o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado. O encontro acontecerá em Uberaba no dia 25 de maio, das 10h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural.

Segundo informações do Instituto, a novidade para este ano é que, além do ICMS Cultural, outros temas serão abordados durante os encontros, como por exemplo o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.

O Iepha-MG pretende reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

 De acordo com a  historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan,  esta é a primeira vez que Uberaba recebe a Rodada Regional do Patrimônio Cultural. “Para nós é um momento muito importante, pois nossa equipe e todos os interessados terão acesso a orientações, informações sobre a legislação e sobre a elaboração de dossiês e inventários”, destaca ela, completando: “Nosso trabalho hoje está bem organizado e temos maior número de Folias de Reis registradas do Estado, além de um grande número de congadas. Estamos conseguindo realizar grandes projetos, e receber este evento é um reconhecimento para nós, para a Prefeitura e para a cultura da região”.

Segundo a historiadora, a expectativa é receber em Uberaba gestores e representantes da Cultura de todas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.