Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

"Carolina em Nós"

Edição nº 1491 - 13 de Novembro de 2015

“Carolina em Nós” é o título de uma exposição em homenagem à escritora, poetisa e sambista Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977),  aberta desde o dia 3 de outubro, no Museu Afro de São Paulo. Com curadoria de Roberto Okinaka, a exposição gratuita, vai até o dia 31 de janeiro de 2016, com extensa programação.

 Idealizada pelo grupo Ilu Obá de Min, a exposição  patrocinada pela Caixa e Governo Federal,  mostra e exalta a vida e obra de Carolina Maria de Jesus  que  já dá nome à biblioteca do museu.  O grupo Ilu Obá de Min há dez anos ocupa as ruas de São Paulo com atividades para promover a cultura afro-brasileira. 

De acordo com as produtoras e coordenadoras Tâmara David e Ester Dias, a exposição “Carolina em Nós”, contextualiza a vida e obra da escritora em painéis, fotos, músicas e cenários montados na lateral do prédio. Não é preciso entrar no museu para conferir a mostra.

 “- Essa exposição é uma extensão do trabalho que começamos no Carnaval desse ano, quando o grupo Ilu Obá de Min teve Carolina Maria de Jesus como tema do bloco que todos os anos desfila pelas ruas de São Paulo com cerca de 250 ritmistas, todas participantes das oficinas de percussão afro brasileiras”, revela Ester Dias e Tâmara Davi completa: “Nossa intenção é reconhecer e dar a devida importância à figura de Carolina como escritora, não apenas por ela ser negra e catadora de material reciclável, mas por sua preciosa contribuição para a literatura brasileira”, afirma, destacando que o  projeto foi selecionado por meio do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2015/2016. (Fonte: Museu Afro Brasil - www.museuafrobrasil.org.br.)