Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa de São Cosme e São Damião ganha maioridade

Edição nº 1434 - 03 Outubro 2014

Há 21 anos, Marluce Alves Silva realizou a primeira festa dos padroeiros das crianças, São Cosme e São Damião, segundo os familiares, com a reza do terço e a distribuição de dois quilos de balas para as crianças. Marluce morreu há cinco anos, mas a família através da coordenação do cunhado, Lázaro Bento de Faria e a esposa Doralice Alves Silva Faria, e apoio de familiares e amigos deram continuidade à festa, que a cada ano reúne mais e mais pessoas, sobretudo crianças que se deliciam com as guloseimas, pães e bolos, pipocas e refrigerantes, tudo fruto de doações, assim como os brinquedos para a criançada.

Para os organizadores, anualmente, a festa é esperada com ansiedade por todos. “É um momento muito feliz, muito bonito  ver tantas pessoas reunidas para o terço e depois essa confraternização bonita”, afirma Lázaro, recordando o início de tudo.  “E pensar que a festa começou com um saquinho de balas de minha cunhada e comadre, Marluce, e as crianças vizinhas de sua casa e hoje ver tanta gente, tanta criança nessa felicidade”. 

Lázaro e Doralice, os responsáveis diretos pela festa agradecem a todos que de alguma forma contribuíram para a organização. “É uma festa que ficou grande, mas gente para ajudar não falta, para a organização, a reza do terço, as doações que  são tantas. E  como fazemos todos o os anos, tudo o que sobra levamos para as crianças da creche. São Cosme e São Damião são patronos das crianças, mas aqui todos,  crianças e adultos, participam e saem muito satisfeitos, porque o que é dado de bom coração faz fartura e nós  somos gratos a todos e nos sentimos muito felizes por ver a alegria da criançada e de todos os presentes”. 

Seu Domingos Alves Ferreira, pai de Marluce, se declara muito feliz por ver que a festa que a filha realizou por 16 anos continua viva. “Marluce começou timidamente, a festa foi crescendo e a partir do momento que adoeceu o Lázaro e a Dora assumiram e hoje completamos 21 anos de festa”, festejou.

O dia de São Cosme e São Damião, patronos dos médicos e das crianças, é comemorado no dia 26 de setembro pela Igreja Católica; 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e dia 1º de novembro, pela Igreja Ortodoxa.