Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rede Brota Cerrado inaugura sede

Edição nº 1375 - 16 Agosto 2013

A Rede Brota Cerrado de Cultura e Agroecologia, ideada e coordenada pela doutora em Engenharia de Produção, Maria de Fátima Fajardo Arcanjo Sampaio, inaugurou, na noite da quarta-feira, 7, a sua sede, na praça Idalides Milan de Rezende. Presentes  à solenidade, muitas pessoas ligadas á defesa do ecologicamente correto, de uma relação harmoniosa com a terra,  com destaque para os paranaenses Gustavo Henrique Ceccon Grando, engenheiro veterinário, e Fabíola  Ribeiro Rocha de Almeida, zootecnista, ambos coordenadores da Rede Ecovidas de Agroecologia, que atua nos estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Falando do novo espaço, Maria de Fátima explica que o local terá além do 'Café Teatro, a feira livre de produtos orgânicos dos produtores da  Rede Brota Cerrado e de outros que virão com a parceria entre a Rede Ecovida. “O Café Teatro, conforme define, será um espaço de discussão e de disseminação de cultura local visando aproximar os produtores e os consumidores, construindo grupos sustentáveis de produção e de consumo, mostrando que é possível trabalharmos e trazermos produtos orgânicos mais baratos que o convencional. E, toda quarta-feira teremos, desde sessões do Cine Clube Ambiental e Cultural, com vídeos, filmes , teatro, musicas, até pessoas contando histórias  de suas localidades”, explica. Na inauguração foi exibido o filme/documentário,  “Como aprender  de si mesmo”, do  filósofo indiano, Jiddu Krishinamut. 

Sobre a Feira de Produtos  Orgânicos que já contava com folhosas, frutas e alimentos orgânicos, Maria de Fátima explica que esse espaço estará aberto todos os dias para comercializar os produtos diariamente, todos produtos orgânicos  com selos. Já temos um grupo grande de produtores na Rede Ecovidas, do sul do país,  de São Paulo e também de Sacramento, que vão fornecer os produtos orgânicos. Eles trazem os produtos que não temos aqui e levarão daqui o que não têm lá”, explica, esclarecendo que o colaborativo está sendo construído  e qualquer pessoa que queira participar, seja produtor ou consumidor, pode fazer parte da rede. “Somos também produtores de idéias, por isso todos podem agregar, somar, contribuir. Este espaço está aberto a toda a comunidade”. A Feira, por enquanto está abertas nas quartas-feiras,  das 8h ás 20h. 

Rede Ecovidas e o intercâmbio de produtos
Gustavo Ceccon, da cidade de Colombo (PR) e Fabíola Rocha  trouxeram na inauguração, experiências da Rede Ecovida  de Agroecologia, que atua  nos três estados sulistas  há 20 anos, contando com mais de  3.500 propriedades orgânicas.  “Hoje vimos apoiar a Rede Brota Cerrado da qual já somos membros. Conheci a Maria de Fátima num evento de Agroecologia em Bauru e daí  iniciamos uma união entre as redes”, explica, destacando que a partir dessa união surgiu o intercâmbio de produtos orgânicos.
“- Nossa união com a Rede Brota Cerrado vem fortalecer as redes. Essa união será benéfica, porque vamos criar uma loja ou feira de produtos orgânicos (café, açúcar mascavo, farinhas diversas e frutos, doces, geleias) coisas que   vocês não têm aqui e daqui levaremos produtos que não temos, como por exemplo a manga, o tamarindo que vimos conhecer aqui, frutas do cerrado e tantas outras coisas, tudo isso numa disseminação de cultura alimentar e de costumes”, afirma, Fabíola, apoiada pelo companheiro.
Fabíola destaca que o intercambio visa trabalhar  com a diversidade de produtos quase que como uma troca de alimentos. “O intercâmbio, que já vêm acontecendo em outros lugares, é na verdade uma troca de alimentos produzidos no sistema participativo de certificação com produtos de grande aceitação no mercado. Este circuito é uma maneira de todos terem acesso aos produtos orgânicos, além de difundir a cultura de cada lugar”, explica mais, mostrando um tamarindo, fruta que conheceu no município. “Não temos isto lá   e o suco é delicioso, a geléia e isso tem de ser difundido”. 
Fred Crema que está em Sacramento há alguns anos depois de viver muitos anos na Europa, é um ecologista com bons projetos na cidade e apoiador de iniciativas como a Rede Brota Cerrado, prestigiou a inauguração.   “É uma iniciativa fantástica, alinhada aos nossos objetivos em relação á natureza. Somos parceiros da rede desde o início e isso é bom para o município, porque abre caminhos, novas visões e novas maneiras de como se alimentar, além de divulgar a cultura local, os nossos produtos. Essa troca de produtos e de cultura é muito importante, inclusive para o turismo”.