Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Escola Afonso Pena realiza Projeto Consciência Negra

Edição n° 1234 - 03 Dezembro 2010

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20, data dedicada ao grande líder negro, Zumbi dos Palmares, recebeu na EE Afonso Pena Jr. uma atenção especial, com a realização da Semana da Consciência Negra. Direção da escola, liderada pela Profa. Sandra Alcântara, pedagogos, professores, funcionários e alunos se uniram para um trabalho que encantou a todos, exaltando a data que resgata a valorização, as tradições e a cultura negra. 

A culminância do projeto aconteceu na manhã do dia 19, Dia da Bandeira, com aula cívica, iniciando com o hasteamento das bandeiras e audição do Hino Nacional. A seguir, a diretora Sandra falou da importância do projeto e agradeceu o envolvimento dos alunos, professores e demais servidores na tarefa proposta, finalizando com a reflexão de Bob Marley: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho, haverá guerra”. 

Várias apresentações artísticas marcaram a manhã com declamação de poemas, paródias, dublagens roda de capoeira, desfile de mascaras africanas, confeccionadas pelos alunos, e uma bela homenagem à África, lembrando da Copa do Mundo, com uma linda coreografia

Mas o projeto não se restringiu ao dia 19, apenas. Ao longo da semana, com o horário adequado para aulas de uma hora, a cada dia um tema foi abordado: “O povo brasileiro e suas origens”, “A pele é a roupa de seu corpo”, “O cabelo fala por você”, além das datas, 13 de Maio e 20 de Novembro. 

O cardápio também foi adaptado diariamente com comidas típicas e no encerramento, a deliciosa feijoada, muita música e alegria.