Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente: reflexão e desafios

Edição nº 1573 - 02 de Junho de 2017

Vamos pensar juntos? Aproxima-se, mais uma vez a comemoração de uma data histórica: O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho: Mas comemorar o que? Impactos progressivos da mata atlântica, desmatamentos nas florestas em escala vertiginosa, desperdício vergonhoso de água em tubulações públicas e por aí vai. Entretanto, vamos refletir aqui o quadro de desrespeito e ainda a persistência de desvalorização com a natureza diante dos fatos vistos no dia a dia: Assim podemos meditar e pensar: Comemorar o que senão um dia para reavaliar posturas individuais e públicas diante de tanto impacto?

IMPACTOS CRESCENTES: Embora todo ano haja discursos e mais discursos dos políticos nesse dia histórico, o que presenciamos? Muita retórica e pouca ação, concorda comigo? E a CPI dos lixões no Rio de Janeiro? Sabia que de todo o lixo reciclável coletado no RJ, apenas 3% vai para a coleta seletiva? E a política  nacional dos resíduos sólidos, que propôs extinguir os lixões, construir aterros sanitários e instituir a coleta seletiva nas cidades do Brasil? E o grande vício cultural da população em não racionar a água, cada vez mais finita e escassa? Até mesmo, multas foram criadas para os infratores desperdiçadores da água, não é lamentável isso? Ter que mexer no bolso para frear esse abuso, não é demais em pleno século 21? E pessoas que ainda jogam seu lixo nas ruas e  se esquecem das lixeiras? Não diz o ditado que “o homem descobriu o caminho da lua, mas não acha o caminho da lixeira?” E nossos mares que continuam repletos de objetos plásticos e que continuam matando nossa fauna marinha? E os valores ambientais? Extintos? Educação não vem de casa?

ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS: Mas, já notou que grandes iniciativas empreendedoras têm tido mais destaque do que propriamente os gestores públicos? É o caso do brasileiro de São Paulo, que criou o sistema que permite banho “infinito com apenas 10 litros de água”. Ele desenvolveu um sistema que recicla a água durante o banho e devolve-a para o chuveiro. Não é interessante, essa alternativa hídrica? Outro exemplo, a recirculação da água do chuveiro que retorna a uma caixa que, por sua vez é utilizada para descarga nos sanitários, não foi iniciativa de um empreendedor? E aquela ideia do processo de reverter as partículas de vapor em água para vencer a crise hídrica  em São Paulo? Embora não seja novidade, é nos momentos de crise é que surgem alternativas que estavam como que “engavetadas”, não é mesmo? Entre várias cidades do Brasil, que tem evoluído de forma sustentável, cito Itabirito/Mg, na região dos Inconfidentes. Cidade que saiu na frente com Aterro Sanitário licenciado, com coleta seletiva em expansão contínua, ETE, ETA, com água de grande qualidade através do SAEE. A secretária de Meio Ambiente com dinamismo, tem articulado a educação ambiental nas escolas e com isso difundindo entre a juventude atitudes sustentáveis. Um exemplo para o Brasil conhecer e seguir.

UM OLHAR PARA SI MESMO: Mais uma vez, esse dia será comemorado. Pois bem. Qual sua atitude para com o meio ambiente? Como está seu cuidado genuíno onde mora e no seu trabalho? Sustentável ou não? Vamos pensar como o ser humano pode de forma sustentável cuidar do planeta, como seu próprio lar, seu doce lar? Sabia que o termo  ecologia, deriva  do grego, Ekos= Casa, + Logia= Estudo, ou seja, estudo da casa ou do meio ambiente? Imagine que o planeta cuida de nós de forma genuína e não podemos usar de empatia?  Não deixe só para os gestores públicos cuidarem do meio ambiente. Faça a sua parte e seja um protagonista em sua comunidade. Seu exemplo arrasta outros, lembre-se disso e seja um cidadão sustentável... O meio ambiente agradece, não só dia 5 de Junho, mas todos os dias do ano... (Marcos Lemos Paixão/http://www.administradores.com.br/artigos)