Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os Frutos do Ano da Misericórdia

Edição nº 1544 - 11 de Novembro de 2016

Neste domingo, (13), a Igreja Católica encerra o Ano da Misericórdia e o Fechamento da Porta Santa. Neste dia, após a celebração do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia, a Porta Santa será fechada e só será reaberta na manha seguinte.  Deve-se destfacar que a Porta Santa, a pedido do Papa Francisco e em comunhão com todas as dioceses do mundo, foi aberta na casa da Mãe Aparecida no dia 13 de dezembro do ano de 2015, para a celebração do Ano Santo da Misericórdia e se fecha agora, ao contrário do que deverá ocorrer com os corações dos fieis, estes sim deverão manter   abertas as portas de seus corações.
Muito há que se falar,  anos a fora sobre os frutos do Ano da Misericórdia em todo o mundo. Nesse sentido, padre  Delton Filho, da Comunidade Coração Fiel, da cidade de Cidade: Rialma (GO) já se antecipou com  o texto “Os frutos do Ano Santo”.  
A graça de Deus nos presenteou com um tempo muito especial. O Ano Santo, 0 jubileu extraordinário da Misericórdia promulgado pelo querido papa Francisco. Teve seu inicio no dia oito de dezembro de dois mil e quinze, prolongando-se até vinte de novembro de dois mil e dezesseis.
É verdade que ao longo do jubileu da Misericórdia inúmeras iniciativas foram feitas nas dioceses e paróquias do mundo inteiro. Milhares de pessoas aproveitaram para peregrinar a Roma e passar pela porta Santa da Basílica de São Pedro. Mas, além destes detalhes, o que mais podemos guardar de lembrança e de fruto concreto do Ano Santo da Misericórdia?
Acredito que a principal herança deste Jubileu seja a sensibilização para as obras de Misericórdia, a necessidade de viver 'misericordiando'. Foi a oportunidade de popularizar ainda mais o conhecimento sobre as sete obras de Misericórdia espirituais e as sete obras de Misericórdia corporais. Mesmo que o católico não consiga lembrar todas as quatorze obras de Misericórdia, o mais importante é que ele tenha descoberto a necessidade de vive-las. O maior fruto do Jubileu da Misericórdia, sem duvida, é aquilo que pudemos mudar em relação aos de casa. Ser dócil e caridoso com os de fora é até fácil,normal, corriqueiro… considera-se inclusive como boa 'educação'. Mas exercitar essa qualidade de vida com os de casa, com aqueles que convivem conosco todo o tempo, isso sim é um grande fruto, prova real de que o Jubileu operou transformação pessoal.
Outro fruto importante são os escritos do nosso querido Papa Francisco. Ele deixou inúmeros textos, homilias, pronunciamentos, retiros e alocuções onde explicitou o sentido e as maravilhas de viver 'misericordiando' ( termo inventado por ele).
Bendito seja Deus por este ano de graças que a Igreja viveu. Que ao longo do tempo tenhamos condições de observar muitos outros frutos, aqueles que precisam de mais tempo para germinar e se perpetuar.
Com o encerramento do Ano da Misericórdia, ganhará voga no Brasil, o Ano Nacional Mariano, lançado do dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração ao Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a ser celebrado em outubro de 2017.