Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A cidade que queremos...

Edição nº 1552 - 06 de Janeiro de 2017

Saudações...

 “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, a margem de nós mesmos.”

  As palavras do professor Fernando Teixeira de Andrade nos convidou a ousadia. E Sacramento ousou elegendo os senhores para o poder executivo e legislativo respectivamente. E a cidade foi mais longe, ampliando as possibilidades de mudanças com a renovação de grande parte da Câmara Municipal que, como destaca nosso hino, é cidade “de paz e amor”.

Porém, o nosso papel de cidadãos não finda neste ato. Sabemos a importância da travessia que hora se inicia. E temos plena consciência de que esse rito de passagem não se completará sem a nossa interveniência contínua. Fomos, somos e seremos sempre, responsáveis diretos pelos resultados dos nossos atos.

Com a sua eleição, Prefeito Baguá, outorgamos ao senhor o direito de nos liderar nessa desafiadora e rica caminhada em busca da concretização da cidade que queremos. Cidade que, em seu território, podemos dizer, contempla múltiplas cidades: a cidade saudável, a cidade do conhecimento, a cidade da mobilidade e da acessibilidade, a cidade segura e pacífica, a cidade produtiva e empreendedora, a cidade criativa e inovadora, a cidade sustentável, a cidade da juventude, a cidade esportiva, a cidade tolerante e inclusiva, a cidade da fé e, a cidade planejada.

Agora, passada a euforia da vitória, é mistér entendermos que é hora de tomarmos consciência das reais dimensões do desafio que “teremos” pela frente. E quando falo “teremos”, assim mesmo, no plural, é por entender que a continuidade da construção desta cidade que queremos nos inclui a todos, sem distinção.

Cidadãos e cidadãs de todas as idades, de todas as raças, de todos os credos, de todas as cores, de todos os partidos; operários e empresários, estudantes e professores, artistas e gestores culturais; engenheiros e peões de obras; agricultores e consumidores, industriais, distribuidores, comerciantes e clientes.

Enfim, homens e mulheres que com paixão e arte constroem cotidianamente as suas histórias e com elas escrevem, a cada dia, uma nova história para esta cidade.

Nesse imenso teatro urbano, somos todos protagonistas. Atores e autores que produzem e interpretam os dramas e as comédias da vida urbana. E é por assim entendermos, sr prefeito e srs vereadores, que desde já nos colocamos à disposição dos senhores e de suas equipes para ajudarmos a pensar a cidade que queremos, ou seja, a cidade de paz e amor.

Queremos, tanto quanto todos aqueles que fazem e vivem Sacramento, nos envolver juntamente com os senhores, nos desafios contemplados no processo de continua construção da cidade.

A cidade é hoje em toda a parte o locus privilegiado onde pulsa a atividade econômica de uma sociedade. A vida citadina gira em torno de negócios, de modo que as ações e/ou omissões de todos os agentes sempre são objeto de valoração econômica.

  Não se pode desconhecer a grande dependência financeira do Município às transferências e aos investimentos de responsabilidade das demais esferas de poder, a União e o Estado. Deduz-se, daí, quão fundamental é o papel de articulação política e administrativa a ser exercido pelos dirigentes da cidade junto aos governos Federal e Estadual e suas empresas, bem como junto ao setor privado, na busca da definição e execução de projetos de interesse comum e coletivo.

Acreditamos que o primeiro passo a ser dado pelo governo municipal deve-se voltar para a elaboração e operacionalização de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, com poder de influência e harmonização sobre as ações de diferentes dimensões da cidade (urbanística, social, econômica e ambiental). 

  Meu caro Prefeito Baguá, os desafios são grandes, mas maior que eles, nós sabemos,  é a sua vontade de vencê-los, sua vontade de acertar. A nossa expectativa positiva também é grande.                                           Acreditamos compartilhar com todos, muito em breve, a experiência

de viver intensamente a Sacramento sonhada, a Sacramento sustentável, a Sacramento que verdadeiramente desejamos e amamos.

Bem sabemos que não será fácil, mas acreditamos que com Deus à frente, nada é impossível, e é por isso que estamos aqui nesta veneranda Basílica, rogando a Deus que lhe abençoe e lhe guarde, que ilumine todos os seus caminhos com sabedoria, e, que a sua gestão seja abençoada, justa e próspera!

E é por trazer no peito o amor por Sacramento, que dizemos todos, a uma só voz: conte sempre conosco!  Desejamos que se concretize cada vez mais o que gostamos de cantar: “ vem, vem, andando contra o vento, vem, vem, fugir do seu tormento, vem, vem  ser feliz um só momento, vem, vem, vem, vem morar em Sacramento”

 

Pe. Sérgio