Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa do tricentenário da padroeira do Brasil

Edição nº 1449 - 23 Janeiro 2015

A Arquidiocese de Aparecida e o Santuário Nacional de Aparecida estão a mil nos preparativos do tricentenário, os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul,  no ano de 1717. Portanto, em 2017, a aparição da imagem completará 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o 'Jubileu 300 anos de bênçãos', que começou em 2014 e segue até 2017, com uma programação devocional e obras de fé em  preparação  para o grandioso tricentenário. 

2014 foi  o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Desde o  mês de julho do ano passado, até 2017,  imagens peregrinas estão sendo enviadas às  arquidioceses. O Brasil conta atualmente com 44 arquidioceses e 214 dioceses. A peregrinação iniciou no  dia 6/7/14, pela Diocese de São Mateus, no Espírito Santo. Três cidades mineiras já receberam a visita:  Leopoldina (16/08), Patos de Minas (22/10) e Mariana (13/12). Neste sábado, (24), a imagem estará na arquidiocese de Blumenau (SC) e no dia 1º/2 na Prelazia de  Borba (AM).

No decorrer do ano e do próximo, Missionários Redentoristas estarão levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, por ser essa uma caminhada que deverá unir o Brasil ao redor de Nossa Senhora Aparecida, por laços de fé e amor,  serão colhidos porções de terra de cada  capital brasileira para compor a coroa jubilar de  Nossa Senhora Aparecida.

No próximo mês de maio,   a imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada solenemente no Santuário de Fátima, em Portugal. Destaque-se que a imagem de Nossa Senhora de Fátima,  que comemorará em 2017, seu centenário de aparição,      numa iniciativa conjunta do arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno e do bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto  e  o Santuário de Fátima presenteou o Santuário de Aparecida com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, agora a padroeira do Brasil, retribuirá a visita ao Santuário de Fátima.

Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional na obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016. Além disso, outras obras estão previstas para serem inauguradas em 2017, ano do tricentenário, tais como a finalização das intervenções na estrutura da Basílica, bem como das obras de arte sacra, além do acabamento da cúpula central que terá todo seu revestimento concluído. 

Para a comemoração do tricentenário, o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida abriu o  seu acervo de fotos e imagens históricas que contam a trajetória da Imagem milagrosa da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul até os dias atuais. 

De 2015 a 2017, ano do tricentenário, o portal A12  (http://www.a12.com/300anos/multimidia) publicará duas fotos/imagens por semana, relatando os principais acontecimentos e milagres relacionados a Nossa Senhora Aparecida. Serão, ao todo, trezentas fotos, uma cada ano de bênçãos vividos sob a proteção da Mãe.

Todas as fotos trazem o selo oficial, lançado  no dia 18/08/2013 para marcar o início do projeto dos tricentenário. O selo  elaborado, em conjunto, pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB está em  presente em todas as ações e materiais relacionados ao jubileu. Na composição do selo, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira: a cruz, recordando o centro de nossa fé; o barco, recordando a pesca milagrosa; e a imagem da Senhora Aparecida.